Curso gratuito aborda ganhos artísticos e sociais das vanguardas modernas

Serão discutidos quatro momentos da história da arte que refletiram sobre o papel dos excluídos nos processos de modernização

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 6 de junho o curso gratuito Arte moderna em quatro momentos. Ministrado pelo pesquisador e crítico de arte Marcos Fabris, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. Com 50 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/n54 até 26 de maio.

O curso busca apresentar e discutir quatro momentos da História da Arte Moderna que refletiram sobre o papel dos excluídos nos processos de modernização. Segundo Fabris, “os participantes poderão refletir as questões suscitadas pelo curso, estabelecendo relações entre produção artística e experiência societária”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

As variações do cubismo
Noções essenciais deste movimento artístico e reflexão sobre o papel que seu maior expoente, Pablo Picasso (1881 – 1973), desempenhou como artista de vanguarda, avaliando o ajuste de contas que fez com a tradição precedente.

O retorno à ordem: caos e classicismo no Picasso “pós-cubista”
Os “excessos das vanguardas” (Cubismo e Futurismo) e sua “ordem anárquica” são substituídos na arte do entre-guerras pelo que Jean Cocteau descreveu como “disciplina de liberdade”. Problematização da produção artística do período, confrontando-a com a obra do Picasso “pós-cubista”.

A abstração absoluta e a radicalização da visão
Consideração dos significados correntes do termo “abstração” e suas consequências para o estudo do período. Em seguida, examinaremos as produções de Kazimir Malevitch (1879 – 1935) e Piet Mondrian (1872 – 1944), exemplares da dissolução da figuração naturalista e do pensamento que a acompanha.

O surrealismo e a vertigem dos códigos estéticos
Como resumo das questões abordadas no curso, discussão de uma “ideia-conceito” fundamental para a produção artística do século XX: a composição múltipla do olho humano como instrumento de cognição artística, social e histórica a partir da produção surrealista do pintor belga René Magritte (1898 – 1967).

Sobre o professor
Marcos Fabris é doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e na FFLCH, ambas da USP, e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

Arte moderna em quatro momentos

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 6 a 27 de junho de 2023, terças-feiras, das 15 às 17 horas

Quanto | Gratuito