Curso gratuito apresenta as representações do feminino nos filmes de dança

O percurso discutirá as problemáticas relacionadas às visões do corpo e subjetividade feminina, além das relações de poder em jogo

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 21 de março o curso gratuito Representações do feminino no filme de dança. Ministrado pela pesquisadora em dança, Jane Oliveira, é dividido em quatro encontros, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21 horas. Com 100 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/n4- até 10 de março.

O curso propõe analisar por uma perspectiva feminista três filmes-dança produzidos por coreógrafos consagrados da dança contemporânea dos Estados Unidos e da Europa, e um documentário brasileiro. Jane explica que “pretende discutir e movimentar as problemáticas relacionadas às visões do corpo e da subjetividade feminina, além de analisar as relações de poder que ecoam das obras estudadas”.

O percurso passará pela década de 1960 à contemporaneidade, passando por obras de Martha Graham, Anne Teresa de Keersmaeker, Win Vandekeybus e Jérôme Bel, buscando detectar as mudanças, conquistas e entraves no modo como a mulher se apresenta/representa e/ou é apresentada/representada nas produções de dança da cena ocidental.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

21 de março
Night Journey: Invertendo o ponto de vista clássico

28 de março
Rosas danst Rosas: O olhar invasivo

Blush: Feminismo masculino?

Bel: A bailarina na periferia do capitalismo

Sobre a professora
Jane Oliveira é professora, bailarina amadora e pesquisadora em dança. Graduada em Biologia e em Letras pela Universidade de São Paulo, com doutorado também pela mesma instituição. Foi professora universitária por quase uma década, além de produtora de espetáculos e cursos de história da arte. Faz parte do corpo de avaliadores da Incomum Revista ligada ao Instituto Federal de Goiás. Em 2021 ministrou o curso Dança e Política: relações entre a luta antifascista e a origem da dança moderna no SESC-CPF. Sua tese Martha Graham na linha de frente do movimento progressista foi selecionada para publicação na nova série de e-books da editora ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores da Dança).

Representações do feminino no filme de dança

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Quando | De 21 de março a 11 de abril de 2023, terças-feiras, das 18h30 às 21 horas

Quanto | Gratuito