Roda de conversa “Anistia política: memória e resistência”

Roda de conversa “Anistia política: memória e resistência”

No dia 17 de agosto, a partir das 14 horas, o Centro MariAntonia e a Plenária Paulista de Anistiados e Anistiandos Políticos promovem a roda de conversa Anistia política: memória e resistência,  com a participação de entidades sindicais, grupos e coletivos e visita guiada à exposição “Imagem-testemunho – experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar”, que está em cartaz.

A atividade faz parte rememoração dos 44 anos da Lei de Anistia que foi sancionada no dia 28 de agosto de 1979, pelo então presidente da República, general João Batista Figueiredo.

A Lei 6.683 permitiu a volta de militantes exilados e concedeu uma “auto-anistia” aos agentes do Estado responsáveis pela repressão, torturas e assassinatos após o golpe de 1964.

O momento pede este tipo de reflexão, frente aos ataques constantes às instituições, à memória e verdade e de justiça de transição. Os crimes da ditadura continuam a manter sua atualidade, bem como sua impunidade.

Entidades convidadas:
Instituto Vladimir Herzog / Grupo Tortura Nunca Mais /Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos / – Familiares de Operários vítimas de perseguição política / AMA.A – ABC / Fórum de Anistiados Políticos / – ABAP / Grupo Anistiados  e Anistiando Convergência Socialista / Associação de Anistiados Políticos da Baixada Santista / Grupos de Anistiandos da Receita Federal de Santos / Grupo de Anistiados Políticos dos Correios /  Comissão de Direitos Humanos do SIndicato dos Advogados de São Paulo / Apeoesp / Sindicato dos Metroviários de São Paulo / Sinsprev SP

Serviço

Roda de conversa Anistia política: memória e resistência,  com a participação de entidades sindicais, grupos e coletivos 

Onde  |  Centro MariAntonia da USP – edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | 17 de agosto às 14 horas
Quanto | Grátis