Participantes lerão cinco contos musicais do escritor para compreender o lugar social da música no Brasil oitocentista
O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 6 de agosto o curso gratuito Machado de Assis e a música no Brasil. Ministrado pelo pesquisador Pedro Coelho Fragelli, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://encurtador.com.br/hKGUi até 31 de julho.
O curso propõe apresentar ao público a presença (e o sentido dessa presença) da música na vida e na obra de Machado de Assis por meio da análise de seus cinco contos musicais.
A música aparece na literatura de Machado de Assis desde os contos de juventude do escritor, escritos na década de 1860. À medida que a produção machadiana amadurece, a presença do mundo musical adquire maior relevância e complexidade, tornando-se um campo de elaboração de problemas centrais da formação cultural e da estrutura da sociedade brasileira do século XIX.
Fragelli explica que “os participantes farão a leitura e a análise dos cinco contos musicais de Machado de Assis, de modo a compreender o lugar social da música no Brasil oitocentista, com foco nas tensões entre música popular e música erudita, assim como entre música brasileira e tradição europeia”.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
6 de agosto
Machado de Assis, apreciador da música: o interesse pela ópera e o Club Beethoven.
13 de agosto
Música erudita versus música popular: “O machete” (1878) e “Um homem célebre”
(1888) Machado de Assis, apreciador da música: o interesse pela ópera e o Club Beethoven.
20 de agosto
Compositores insatisfeitos: “Um homem célebre” (1888) e “Cantiga de esponsais” (1883)
27 de agosto
Música absoluta, dos pobres e dos ricos: “Terpsícore” (1886) e “Trio em lá menor” (1886).
O ministrante
Pedro Fragelli é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, realizou estágio de pesquisa pós-doutoral na Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle. Entre 2014 e 2018, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É autor do livro As formas da traição: Machado de Assis e a abolição da escravatura no Brasil (2016).
Serviço
Curso A construção do Aleijadinho: um projeto modernista
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 6 a 27 de agosto de 2025, quartas-feiras das 10h às 12h
Quanto | Gratuito
Vagas | 150 vagas presenciais com certificado
Inscrições | pelo sistema Apolo https://encurtador.com.br/hKGUi (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)