Curso percorre história dos territórios periféricos de São Paulo

Curso percorre história dos territórios periféricos de São Paulo

Bairros como São Mateus, Perus, Parque São Rafael, Jaraguá são contemplados em curso gratuito

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 11 de março o curso gratuito Diálogos sobre Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo. Ministrado pelo pesquisador Adriano José de Sousa, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 16h às 19h. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/ryx até 28 de fevereiro. 

O curso pretende apresentar e debater formas de organização e produção intelectual das populações negras, indígenas, movimentos sociais e coletivos periféricos formados por trabalhadoras e trabalhadores que, ao fortalecerem a identidade de suas comunidades com seus territórios por meio de diferentes formas de pesquisa e difusão da história, traçam novos projetos de cidade.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

11 de março
Periferias: histórias e historiografias: análise comparada entre São Mateus e Perus, com presença do coletivo Centro de Memórias Queixadas

18 de março
O Teatro do Grupo Rosas Periféricas e as Memórias do Parque São Rafael

25 de março
Zona Noroeste de São Paulo: escritas urbanas do Jaraguá por meio do Teatro do Coletivo Nos Trilhos

1º de abril
Caminhos de M Boi Mirim: histórias para além de Santo Amaro no trabalho do ponto de cultura Bloco do Beco

8 de abril
CPDOC Guaianás e as memórias da classe trabalhadora do extremo Leste de São Paulo

15 de abril
O audiovisual, o registro e patrimônio das quebradas: produção de João Brito e Ana Alexandria e seus diálogos com o Grupo Ururay Patrimônio Cultural

O ministrante
Adriano José de Sousa é especialista em História das Periferias da cidade de São Paulo, com foco no estudo do território de São Mateus e em trabalhos de memória/intervenções urbanas dos coletivos de cultura periféricos do município. Desde 2021, é mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e, a partir de 2018, integrante do coletivo de pesquisadores periféricos Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDOC Guaianás). É doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP abordando as elaborações de pesquisa e difusão de coletivos de cultura periféricos da cidade de São Paulo sobre a história e memória de seus territórios de atuação..Participa do grupo de estudo Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (Cacal) da FAU e é integrante do Laboratório de Material Didático e Ensino de História (Lemad) da FFLCH. Atua como professor de história na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e como educador popular na Uneafro-Brasil. É professor convidado da Escola da Cidade, ministrando curso eletivo sobre Histórias das Periferias da Cidade de São Paulo para a graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Serviço

Curso Diálogos sobre Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 11 de março a 15 de abril de 2025, terças-feiras das 16h às 19h

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/ryx (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)