Na quarta-feira, 12 de março, às 17 horas, o Centro MariAntonia da USP promove a palestra “Fake news: uma questão de ética”, com a pesquisadora visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Magaly Prado.
É urgente voltar um olhar específico para as ações das “fake News” nas plataformas de redes sociais e para seus algoritmos complexos. Aos cidadãos – jornalistas inclusos – fica a tarefa de colaborar com a recuperação da informação correta e banir todo tipo de informação errônea, descrita nas nomeações do “guarda-chuva das fake news”, medida que ajudará na alfabetização midiática e no entendimento da ética, tão necessária nesta era digital.
O evento, em parceria com os movimentos Ápis Cultura e Bairro com Vida, é aberto a todos e tem entrada gratuita.
Quem é a ministrante
Magaly Prado é coordenadora de Programas Especiais da Rádio USP e pesquisadora convidada do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da instituição. Tem pós-doutorado pela Escola de Comunicaçõpes e Artes (ECA), doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Foi docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Faculdade Cásper Líbero. É vice-coordenadora dos grupos de estudos: Jornalismo, Direito e Liberdade da ECA e do Sociotramas, do TIDD/PUC.
Serviço
Palestra “Fake news: uma questão de ética” com Magaly Prado
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | 12 de março (quarta-feira) a partir das 17 horas
Quanto | Gratuito