Na sexta-feira, 14 de novembro, às 14h, o Centro MariAntonia promove o lançamento da 2ª edição do livro A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus de Raffaella Fernandez (Aetia Editorial) O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.
O livro traça novas perspectivas sobre a autoria de Carolina de Jesus a partir do estudo genético de seu espólio literário, sem deixar de lado o aspecto biográfico da autora e o seu lugar de fala como mulher, negra, periférica. A pesquisa debruça-se sobre seus manuscritos a fim de fomentar algumas questões sobre sua escritura para além desse traço de «exotização» reiterada.
Durante o lançamento, haverá as apresentações:
O caminho Carolina por Arce Correia
Carolina de Jesus e a poética das águas, com exibição do curta-metragem Os homens-corvos e as várzeas do rio Tietê de Carolina Maria de Jesus” (5’17”), por Berta Melo
Quem são
Raffaella Fernandez é pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e membro do conselho editorial da Companhia das Letras, que organiza e publica a obra completa de Carolina Maria de Jesus. Possui pós-doutorado em Estudos Culturais e Decolonialidade pelo PACC/UFRJ (2020). Contribuiu para a organização dos livros póstumos de Carolina intitulados “Onde Está a Felicidade?” (2014/2022), “Meu Sonho é Escrever” (2018), “Clíris, Poemas Reunidos” (2019), “Casa de Alvenaria” (2021), “0 Escravo” (2023), e publicou diversos artigos e ensaios no Brasil e no exterior sobre os manuscritos e datiloscritos da mesma autora. Em 2024 realizou a curadora e pesquisa literária da exposição “Carolinas”, realizada na Caixa Cultura do Ceará, bem como pesquisa literária da exposição “Carolinas”, realizada na Caixa Cultura da Bahia. Também restou consultoria para os seguintes projetos artísticos inspirados na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus: “Carolina Maria de Jesus- uma voz soberana em 2018 (espetáculo cênico- musical), Miséria prima, Rara Palavra em 2015 (espetáculo de dança contemporânea), Carolinas em busca de um sonho em 2014 (filme), II Festival de cultura & agroecologia de Sacramento- As cem primaveras de Carolina em 2014 (festival de arte e cultura), Olhos de café quente, 2014 (espetáculo teatral). Foi roterista e diretora do filme “Shopchão: vidas carolineanas” em 2018. Organizou e palestrou na “Mostra Carolina de cinedebate” em 2017 no CCBB de São Paulo. Foi curadora das seguintes exposições acerca da vida e obra de Carolina: “Centenário Carolina Maria de Jesus: autodidatismo, arte e resistência” em 2014 na Uniararas/SP e Universidade de Liboa/Portugal, “Exposición Carolina de Jesus, una poetica de residuos” na Universidad del Chile. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa Contracoloniais Carolina de Jesus (CNPq).
Arce Correia é um artista sul mato-grossense, que reside em São Paulo desde 2011 e que atua profissionalmente desde 1998. Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP com licenciatura e bacharelado em teatro pela Anhembi Morumbi. É ator, bailarino, diretor, arte educador, poeta e compositor. Pesquisa e ministra oficinas de trabalho vocal e corporal. Criou e apresenta desde 2000 a personagem de humor Maria Quitéria. Os principais grupos de atuação são o Teatral Grupo de Risco em MS ao qual pertence desde 1999 e em São Paulo dentre muitas montagens e vários grupos, compôs o elenco do Teatro Vento Forte. Seu último trabalho é o espetáculo Quarto de despejo da Cia Evoé de teatro, onde além de atuar também assina as letras e músicas compostas para este trabalho em homenagem a Carolina Maria de Jesus. Faz o show autoral “Alinhavo” composto por textos e músicas de seu primeiro livro, lançado em 2022, denominado “Alinhavo DeLírios e AçoCenas”.
Berta de Oliveira Melo é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, na linha de pesquisa Memória, Práticas e Representações, com a tese em andamento sobre os percursos errantes de Carolina de Jesus e a poética das águas em sua literatura, fonte de reflexões críticas sobre a cidade de São Paulo e a sociedade brasileira e em diálogo com outros escritores. A pesquisa voltada à relação entre arte, cidade e águas acompanha sua trajetória profissional, tendo sido tema também de sua
dissertação de mestrado: “Águas Errantes: uma narrativa sobre o rio Tamanduateí, a cidade e a arte”. É mestre e graduada pela FAU-USP, com intercâmbio no programa de Master 1 na École Nationale Supérieure d’Architecture Paris Belleville. Percorre entre escritórios de paisagismo e instituições acadêmicas e culturais, entremeando a prática profissional de arquiteta e pesquisadora com trabalhos de assistência de curadoria, oficineira e arte-educadora.
Serviço
Lançamento da 2ª edição do livro A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus de Raffaella Fernandez
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 das 14h às 19h
Quanto | Gratuito

