MariAntonia recebe espetáculo de dança antiga com grupo português

MariAntonia recebe espetáculo de dança antiga com grupo português

Na quarta-feira, 6 de agosto, às 17h, o Centro MariAntonia recebe o esperátulo “Do Tento à Tentação”, criado pelo grupo português de dança antiga Ensemble Portingaloise e a companhia de dança La Floreta. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.

O espetáculo estreou em 2022 no 8º Festival Internacional de Órgão (FIO) de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, em Portugal, com apresentações no Funchal e em Huesca, Espanha, neste ano.

A turnê no Brasil que acontece em Juiz de Fora, Curitiba e em São Paulo, no Centro MariAntonia em São Paulo, conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, da República Portuguesa – Cultura; da Direção-Geral das Artes do Camões I.P – Centro Cultural Português em Brasília; da Kale Companhia de Dança; da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura; da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e do Centro Universitário Maria Antonia, todos da USP.

Quem são

Ensemble Portingaloise

Constituído por artistas de formação versátil que, no seio da Portingaloise – Associação Cultural e Artística, se dedicam à divulgação da Dança Antiga pela prática historicamente informada, promovendo constante formação e investigação e, pontualmente o Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, já na sua 10ª Edição (2024/25). Destacam-se as seguintes produções originais: MILLEFLEURS – O regressso à clausura dos outros (2025), Do Tento à Tentação (2022), Assembleia Dançante (2022), Vi/Ver o Paço (2022), Balle de las Danças (2021), Os Gestos Cantam na Dança Libertados (2020), Marie Sallé – Terpsícore de Haendel (2019), Auto do Labirinto (2018), Kinski (2016-18), Le Voyage Imaginaire (2016), com apresentações em diferentes festivais, teatros e espaços em território português e estrangeiro. O ensemble participou ainda na série televisiva Madre Paula da RTP1 (2017) e colaborou com diferentes grupos como Orquestra Barroca da ESMAE, Orquestra Barroca Vigo 430, O Bando de Surunyo, Capella Sanctae Crucis, Ensemble Com.Cordas, Americantiga Ensemble, Orquestra Barroca de Mateus, Ensemble Alorna, entre outros.

Catarina Costa e Silva

A sua atividade artística e pedagógica abrange diferentes formações: Curso vocacional de dança – Ginasiano ED; Licenciatura em História da Arte – FLUP; Licenciatura em Canto – ESMAE; MA Music-Theatre Studies – U.Sheffield; Curso de Encenação de Ópera – FCGulbenkian. Fez formação em Danças Antigas com diferentes mestres como Béatrice Massin, Bruna Gondoni, Catherine Turocy, Françoise Denieau, Jürgen Schrape, Marie Geneviève Massé, entre outros. Como intérprete ou assumindo a encenação/direção coreográfica, apresentou-se dentro e fora de Portugal (Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Itália) em importantes eventos (Guimarães 2012–CECultura, Tempestade e Galanterie-Queluz, Festival Mozart-Rovereto, Fringe-Utrecht). É docente do ensino artístico especializado de dança desde 1994 e leciona Danças Antigas no Curso de Música Antiga da ESMAE – P.Porto desde 2008, assim como, pontualmente, em instituições como Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais, EUBO ou Schola Cantorum Basiliensis. É membro fundador membro da Portingaloise – Associação Cultural e Artística. É doutoranda de Estudos Artísticos na U.Coimbra, e bolseira da FCT desde 2022.

 

Diana Campóo

Bailarina, coreógrafa e investigadora. Titulada em dança espanhola pelo Conservatorio Superior de Danza de Madrid, Doutora em História Moderna pela Universidad Autónoma de Madrid com uma tese dedicada ao estudo da dança de corte no reinado de Filipe V de Espanha. Formada em dança histórica com Françoise Deniau, Bruna Gondoni, Barbara Sparti, Marie-Geneviève Massé e María José Ruiz, entre outros. Professora desde 2005 no Centro Superior de Música do País Vasco (Musikene), além de ter sido convidada como especialista em dança histórica por outras instituições como a Escuela Superior de Canto de Madrid, o Real Conservatorio Profesional de Danza de Madrid, o Conservatorio Superior de Danza de Madrid, a Aula de Música de la Universidad de Alcalá de Henares, a Universidad de Vigo ou a Universidad Europea de Madrid. Entre os seus trabalhos mais recentes destacam-se a coreografia de El Lienzo de los Sentidos, em colaboração com o grupo Ars Longa, apresentada na Konzerthaus de Viena, (2025), e os espetáculos Un Sarao Barroco, (Festival de Música Antigua de Sigüeza-Guadalajara, 2023), Do Tento à Tentaçâo, (2022), Danzas para dos Reinas, encomendado pelo Patrimonio Nacional de España, (2021), que foi apresentado em alguns dos mais importantes festivais de música antiga de Espanha, e La Spagna en Danza (encomenda da Fundación Juan March, Madrid, 2019). Paralelamente desenvolve investigação em história da dança, com numerosas publicações a nível internacional. É diretora da companhia de dança histórica La Floreta.

 

Fernando Miguel Jalôto

Estudou Cravo, Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação — Bachelor e Master Degree — no Conservatório Real da Haia (Países Baixos) com Jacques Ogg. Frequentou masterclasses com Gustav Leonhardt, Olivier Baumont e Ilton Wjuniski. Estudou também órgão barroco e clavicórdio. É Mestre em Música pela Universidade de Aveiro e Doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. É fundador e diretor artístico do Ludovice Ensemble, um dos mais ativos e prestigiados grupos nacionais de Música Antiga. É membro do Ensemble Bonne Corde e da orquestra Real Câmara, e colaborou com grupos especializados internacionais tais como La Galanía, Vox Luminis, La Colombina, Oltremontano e Capilla Flamenca, entre outros. É músico convidado da Orquestra Gulbenkian. Apresentouse em inúmeros concertos e recitais em toda a Europa, Israel, China e Japão. Gravou para a Ramée, Brilliant, Challenge, Passacaille, Dynamic, Harmonia Mundi, Glossa Music, Parati, Anima & Corpo, MPMP, Conditura e Veterum Musica, bem como para as rádios portuguesa, alemã, estónia e checa, e para os canais televisivos Mezzo, Arte e RTP. Dirigiu grandes obras do repertório barroco em salas como a Gulbenkian e o CCB, e em festivais internacionais como Utrecht, Bruges e Antuérpia. Como maestro al cembalo é convidado a dirigir orquestras como Jerusalem Baroque Orchestra, Ensemble Mezzo (Israel), Croatian Baroque Ensemble, Orquestra Metropolitana de Lisboa, ou Filarmonia das Beiras. É maestro e tutor do curso de Ópera e Oratória Barroca de Benslow, no Reino Unido.

 

Thiago Vaz

Com uma formação multidisciplinar nas artes do espetáculo busca sempre estar envolvido em projetos que dialogam com diferentes expressões artísticas, tendo já atuado em diversos países, entre os quais Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália. Cantor de formação, é Bacharel em Música/Canto pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil e Mestre em Interpretação Artística/Música Antiga pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – P. PORTO, realizando ERASMUS na Staatlich Hochschule für Music Trossingen. É também Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro. Integra a direção da Portingaloise – Associação Cultural e Artística, que desde 2015 atua nas vertentes da performance/criação, formação e investigação relacionadas à dança e à música antigas. Colabora regularmente com o ensemble de música medieval Na Rota do Peregrino (Dir. Maurício Molina e Daniela Tomaz), além do Ensemble Portingaloise e O Bando de Surunyo (Dir. Hugo Sanches). Como cantor, destaca o seu debut no Teatro Real de Madrid com a ópera Dido y Eneas – A Hipster Tale de H. Purcell, direção musical de Aarón Zapico (Forma Antiqva) e encenação de Rafael R. Villalobos Como complementação de seus estudos vocais e interpretativos participou de diversos cursos com renomados profissionais das áreas de música, voz, dança, teatro e educação. Destaca em sua formação os professores Catarina Costa e Silva, Edmar Ferretti, Flávio Carvalho, Isabel Alcobia, Jan Van Elsacker, Magna Ferreira, Maria Célia Vieira, Miriam Morel, Peter T. Harrison e Sylvio Robazzi. Desde 2016 é professor no Ginasiano Escola de Dança, nos cursos artísticos especializados de Dança, Música e Teatro, e tem sido ainda convidado para dar formação em diferentes instituições de ensino.

 

Clara Couto

Clara Couto é bailarina, historiadora e professora. Tem formação em dança clássica/contemporânea e integrou a Uai Q Dança Cia. Especializou-se em dança barroca na França, Portugal e Suécia com Béatrice Massin, Catarina Costa e Silva, Guillaume Jablonka, entre outros, e desde 2015 ministra cursos e oficinas de Dança Barroca e Renascentista. É bailarina-pesquisadora do Passos do Barroco, grupo brasileiro dedicado à pesquisa, performance e ensino de danças históricas e que se apresenta junto a orquestras e conjuntos de música antiga de todo o país. É mestre em História Social pela USP com estágio de pesquisa na França (Sorbonne-Paris IV), tendo estudado as danças e os balés de corte na França do século XVII.

Programa

PROGRAMA

Manuel Rodrigues Coelho (ca.1555-1635)Terceiro Tento do primeiro tom[Versos do] Magnificat do segundo tom para serem cantadosao órgão(«Flores de Música» […] Lisboa, 1620)
Anónimo / Juan Antonio Jaque (Espanha, séc. XVII)Pavana [& Pavana Sexquialtera](«Flores de Música […]» de Antonio Martín y Coll, Madrid, 1706; «Libro de danzar de don Baltasar de Rojas Pantoja escrito por su maestro Juan Antonio Jaque», España, c.1680 – Manuscrito 17718 – Biblioteca Nacional de España, Madrid)  
Anónimo / Fabritio Caroso (ca. 1531- ca. 1605)Espanholetas do primeiro tom — Spagnoletta nuova al modo di MadrigliaMarizápalos do quarto tom(«Libro De Cyfra […]» — Manuscrito Musical 42 — Biblioteca Pública Municipal, Porto; «Della Nobiltà di Dame del sr. Fabritio Caroso da Sermoneta», Venetia, presso il Muschio, 1600)
Bartolomeu de Olagué (?-1658) / Domingo González (Madrid, séc. XVII)Xácara do primeiro tom — Jacara por lo vaxo(«Libro De Cyfra […]» — Manuscrito Musical 42 – Biblioteca Pública Municipal, Porto; («Choregraphie figurativa, y demostrativa del Arte de Danzar, en la forma Española compuesto por Dn. Nicolas Rodrigo Noveli», Madrid, 1708 – Manuscrito A-1736 – Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Madrid)
José António Carlos de Seixas (1704-1742)Sonata 6.3 [em Ré menor]:Moderato; Giga: Allegro; Minueto(«Sonatas para Orgaõ, e Cravo. Do Senhor Jozé Antonio Carlos» — Manuscrito Musical 48-I-2: 7 – Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa)
Anónimo / Juan Antonio Jaque Villano(«Flores de Música […]» de Antonio Martín y Coll, Madrid, 1706; «Libro de danzar de don Baltasar de Rojas Pantoja […] Juan Antonio Jaque»)  
José Torrelhas (séc. XVII)Canção do primeiro tom(«Libro De Cyfra […]» — Manuscrito Musical 42 — Biblioteca Pública Municipal, Porto)

Bernardo Pasquini (1637-1710) / Raoul Auger Feuillet (1660-1710)Partite sopra l’Aria della Folia de Espagna — Folie d’Espagne pour femme(«Da livraria de Bouro» — Manuscrito Musical 964, Arquivo Distrital — Braga; «Recueil de Danses composées par Mr Feuillet», Paris, 1700).
André Campra (1669-1764) / Guillaume Louis Pécour (1653-1729)L’aimable vainqueur(«Hésione, Tragédie en musique […] Paris, 1700; «Aimable vainqueur, dance nouvelle dancée devant le roy à Marly, de la composition de M. Pécour et mise au jour par M. Feuillet […]», Paris, 1701; «Choregraphie o arte para saber danzar todas as suertes de danzas… de Dn Felix Kinski»: Manuscrito 1394 — Biblioteca Pública Municipal, Porto; «Collecçaõ de Varias Obras para a Pratica do Cymbalo» — Manuscrito Musical 63 — Biblioteca Geral da Universidade — Coimbra)
Anónimo / Felix Kinski (Porto, fl.1751)Menuet de le mable [de L’Aimable?](«Choregraphie o arte para saber danzar todas as suertes de danzas… de Dn Felix Kinski» Manuscrito 1394 — Biblioteca Pública Municipal, Porto)
Arcangelo Corelli (1653-1713)Sonata III [em Dó Maior]: Allegro («Sonate a Violino e Violine o Cimbalo […] Opera Quinta […]», Roma, 1700; «Collecçaõ de Varias Obras para a Pratica do Cymbalo» — Manuscrito Musical 63 — Biblioteca Geral da Universidade — Coimbra)
Anónimo / Juan Antonio JaqueFolias do primeiro tom(«Libro De Cyfra […]» — Manuscrito Musical 42 — Biblioteca Pública Municipal, Porto; «Libro de danzar de don Baltasar de Rojas Pantoja […] Juan Antonio Jaque» Arcangelo Corelli Sonata III [em Dó Maior]: Adagio(«Sonate a Violino e Violine o Cimbalo […] Opera Quinta […]», Roma, 1700; «Collecçaõ de Varias Obras para a Pratica do Cymbalo» — Manuscrito Musical 63 — Biblioteca Geral da Universidade — Coimbra)
Manuel Rodrigues Coelho[Versos do] Magnificat do terceiro tom para serem cantadosao órgão(«Flores de Música» […] Lisboa, 1620)

Serviço

Espetáculo “Do Tento à Tentação” com  grupo português de dança antiga Ensemble Portingaloise e a companhia de dança La Floreta

Onde | Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 258, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô

Quando | Quarta-feira, 6 de agosto, às 17h

Quanto | Gratuito

Lotação da sala | 100 lugares

Retirada de ingresso a partir das 16h na portaria