Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita Imagens do Campo e da Cidade: América Latina, século 20, que será ministrada no dia 11 de agosto, das 14h às 18h, pela pesquisadores Beatriz Carvalho, Eduardo Verri, Juliana Ramos e Matheus Machado. A oficina é gratuita.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário https://encurtador.com.br/MDhfc
Baseando-se em obras teóricas e metodológicas específicas e em um conjunto fotográfico inédito, a oficina buscará apreender e tensionar os significados comumente atribuídos às categorias “campo” e “cidade”, mediando-se pelos aportes dos participantes. A reflexão sobre esse imaginário se dará em perspectiva histórica, considerando a atuação de agentes latino-americanos em meados do século 20, guiados pelos saberes em arquitetura e planejamento. Os aportes da oficina serão integrados a exposição inédita, a ser inaugurada em novembro no Centro MariAntonia.
Quem são
Beatriz Barsoumian de Carvalho é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa “Entre a casa rural e a favela: o planejamento regional na América Latina a partir do CINVA”.
Eduardo Verri Lopes é doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP-USP), integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa Moradia Incremental e a América Latina: historiografia, crítica, teoria e práxis.
Juliana Silva Ramos é doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolve a pesquisa Bouwcentrum na América Latina (1958–1982): transmissão de conhecimento, dos ICB aos Centros de Informação.
Matheus Bonini Machado é graduando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU), estagiário do Centro de Preservação Cultural (CPC), ambos da USP, integrante do grupo de pesquisa Cultura, arquitetura e cidade na América Latina (Cacal) e desenvolveu a pesquisa Interfaces rural-urbano na
América Latina: um olhar para o diálogo CINVA-SUDENE .
Serviço
Oficina Imagens do Campo e da Cidade: América Latina, século 20
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | 11 de agosto das 14h às 18h
Quanto | Gratuito
Vagas | 30 vagas presenciais
Inscrições | pelo link https://encurtador.com.br/MDhfc

