Arquitetura e cidade na América Latina são temas de curso gratuito

A perspectiva transnacional e as teorias decoloniais estão no centro do debate com novas interpretações sobre a América Latina

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 5 de maio o curso gratuito Arquitetura e cidade na América Latina: aproximações e perspectivas transnacionais e teorias decoloniais. Ministrado pela pesquisadora, Dinalva Roldan, é dividido em quatro encontros, sempre às sextas-feiras, das 15 às 17 horas. Com 50 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/n52 até 28 de abril.

O curso abordará, de modo introdutório, alguns enfoques metodológicos da perspectiva transnacional e alguns autores da teoria decolonial e as problemáticas propostas por eles procurando contextualizar esta produção intelectual. Segundo Roldan, “apresentaremos alguns referenciais teóricos e metodológicos para abordar temas relativos à arquitetura e à cidade na América Latina. Atualmente, a perspectiva transnacional assim como teorias decoloniais estão no centro do debate e vêm abrindo perspectivas e produzindo interpretações renovadas em que a América Latina emerge como objeto central das reflexões”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

5 de maio
Arquitetura e cidade na América Latina. Abordagens recorrentes e a perspectiva transnacional.

12 de maio
Estudos pós-coloniais e a emergência das teorias decoloniais: contextualizando autores e problemáticas.

19 de maio
Aspectos da teoria decolonial: introdução às noções de diferença colonial e pensamento de fronteira.

26 de maio
Arquitetura e cidade como práticas culturais: hibridismo e transculturação.

Sobre a professora
Dinalva Roldan possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado (2012) na mesma instituição no âmbito do projeto temático São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade e doutorado (2019) sobre as Unidades de Vizinhança na América Latina com período como pesquisador visitante da Columbia University (2017). Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista (UNIP) e compõe o grupo de pesquisa Genealogia do desenho urbano no Brasil.

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Quando | De 5 a 26 de maio de 2023, sextas-feiras, das 15 às 17 horas