Brutalização dos espaços urbanos é tema de curso gratuito

Brutalização dos espaços urbanos é tema de curso gratuito

Racismo e violência serão abordados no estudo da brutalização dos espaços urbanos, e suas implicações nas manifestações sociais

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 3 de agosto o curso gratuito Violência, urbanismo e performance nas Américas – leituras possíveis. Ministrado pelo editor e doutorando Clarx Barzaghi, é dividido em cinco encontros presenciais, sempre às quintas-feiras, das 15 às 17 horas. Com 75 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link  http://e.usp.br/ocf até 28 de julho. 

O curso pretende abordar como opera o brutalismo, ou brutalização, nos espaços urbanos contemporâneos, focando em manifestações culturais e artísticas no contexto das américas. Segundo Barzaghi, “considerando a construção de gênero, classe e raça nas dinâmicas das cidades, buscaremos conexões entre urbanismo, capitalismo racial e a violência sistêmica perpetrada tanto pelo Estado quanto por seus delegados legítimos”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

3 de agosto
Racismo e violência: leituras para contestar nossos quadros referenciais (Ruth Gilmore, Judith Butler, Cedric Robinson

10 de agosto
A violência espacial como estratégia de controle das manifestações na esfera da aparência. (Françoise Vergés, Paul Preciado, Gilles Deleuze)

17 de agosto
Cruzando fronteiras: escrever o mundo a partir do Sul Global (Ananya Roy, Achille Mbembe, Vera Malaguti)

24 de agosto
Vidas que importam: narrativas e contra-narrativas do espaço urbano (Saidiya Hartman, Christina Sharpe, Racionais MCS etc)

31 de agosto
O corpo e o espaço: desfazer o mundo. (Jack Halberstam, Mary Nardini Gang, Colectivo Las Tesis etc)

Sobre o professor
Clarx Barzaghi é editor e doutorando em arquitetura e urbanismo na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau) da Universidade de Campinas (Unicamp), onde desenvolve pesquisa sobre urbanismo e guerra às drogas, com foco em Medellín, Colômbia, sob orientação de Rafael Urano Frajndlich. Conduziu parte da pesquisa de doutorado no departamento de Inglês e Literatura Comparada da Columbia University, sob orientação de Saidiya Hartman. É bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com pesquisas focadas em urbanismo, violência e arte contemporânea na América Latina. Trabalhou como assistente editorial na n-1 edições e é um dos fundadores da Crocodilo edições, da qual é editor. 

Serviço

Violência, urbanismo e performance nas Américas – leituras possíveis

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 3 a 31 de agosto de 2023, quintas-feiras, das 10 às 12 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 75 vagas presenciais com certificado  Inscrições | pelo sistema Apolo  http://e.usp.br/ocf (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)