Confidências das imagens na antropologia

O Centro Universitário Maria Antonia da USP recebe, a partir de 15 de abril, a exposição Confidências das imagens na Antropologia, modos de ver, pensar e interrogar, com curadoria da professora da Unicamp Fabiana Bruno. A mostra reúne imagens e grafias como resultado do empenho de antropólogos em constituir temas e pesquisas em antropologia visual no Brasil. Esta metodologia de pesquisa retrata comportamentos, atitudes e estilos de vida a partir do estudo de objetos, espaços e tudo aquilo que compõe o universo visual e material das pessoas.

Entre os 36 participantes da exposição, estão a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Sylvia Caiuby Novaes, e o professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Etienne Samain, pioneiros incentivadores de linhas de pesquisas e laboratórios produção no campo do visual no Brasil. A partir deles, formou-se uma geração de pesquisadores-autores filiados a centros de pesquisa no país.

O desafio da curadoria, segundo Bruno, é “mostrar a partir desse legado e da semeadura destes pioneiros, como as novas gerações de pesquisadores estão circulando e produzindo sentidos, ofertando diferentes manifestações de linguagens e grafias.”

No conjunto da exposição estão ensaios fotográficos, desenhos, fotografias experimentais com distintas intervenções de materiais, vídeos e instalações. A curadora ressalta que “as obras evidenciam o engajamento desses pesquisadores em um universo de traços e grafias insurgentes, provocações em imagens silenciadas, dentro dos quais a estética, a poética e as artes conjugadas antropologicamente ecoam confiança a um pensamento sensível capaz de dialogar com outros mundos.”

Além da exposição, o Centro Maria Antonia ainda abrigará uma mostra de filmes e um ciclo de conferências com antropólogos proeminentes na antropologia visual.

Expositores

Adriano Godoy, Aina Azevedo, Alex Nakaóka, Andrea Barbosa, Andréa D´Amato, Ana Maria Romano G., Bárbara Copque, Carlos Rodrigues Brandão, Debora Faria, Cláudia Gordillo, Daniel Revillion Dinato, Edgar Teodoro da Cunha, Etienne Samain, Ewelter Rocha, Fabiana Bruno, Felipe Figueiredo, Fernando Monteiro Camargo, Fernanda Matos, Fernando Filho, Iara Rolim, Juan Camilo Mutis Manrique, Janaína Sant´Ana de Andrade, Juliane Yamanaka, Laura Lino Mendes da Cruz, Lilian Rahal, Luiz de Barros Moreira, Marcela Vasco, Marina Cunha, Natalie Salazar, Oscar Guarin, Roberto Cardoso de Oliveira, Rodrigo Baroni, Rafael Hupsel, Sabrina Sanfelice, Sylvia Cayubi Novaes, Tami Rodrigues.

Quando De 15 de abril a 4 de agosto

Visitação | Terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas