Curso aborda obras de Freud escritas no final de sua vida (inscrições encerradas)

Textos deixados incompletos permitem aos interessados adentrar nos principais conceitos do psicanalista

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 7 de agosto o curso  Leituras da obra de Freud: da natureza do psíquico. Ministrado pela psicanalista e pesquisadora da USP, Mara Selaibe, o curso, que está com inscrições abertas mesmo para quem não tem vínculo com a universidade, apresenta três obras escritas por Sigmund Freud. Dividido em quatro encontros, será realizado sempre às quartas-feiras das 19 às 21 horas.

O objetivo do curso é fazer a leitura e discussão de textos que tratam da natureza do psíquico e das construções e reflexões teórico-metodológicas trabalhadas por Freud ao final de sua vida. Segundo Selaibe “os textos escolhidos propõem uma entrada direta no pensamento freudiano, tendo em conta o movimento do autor diante de toda sua obra, ao longo de quatro décadas: um registro final do que considerou nuclear para a posteridade”.

Serão analisados O manuscrito inédito de 1931 (descoberto na íntegra em 2004), O compêndio de psicanálise e Algumas lições elementares de psicanálise, todos deixados incompletos, sendo os dois últimos de 1938, mas publicados apenas em 1940.

O investimento é de R$ 200, com desconto de 20% para estudantes, professores e servidores públicos e de 40% para idosos (acima de 60 anos) e aposentados.

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

7 de agosto

Estudo do texto escrito para leigos e com uma notável síntese dos aspectos universais do humano sustentados pela psicanálise, com especial desenvolvimento à questão do complexo de Édipo.

Texto analisado: Manuscrito inédito de 1931

14 de agosto
As instâncias psíquicas, a dinâmica do psiquismo, seus principais mecanismos, o funcionamento e o desenvolvimento da sexualidade, o papel dos impulsos, os conflitos inerentes à organização da psique humana.
Texto analisado: Compêndio de psicanálise

21 de agosto
Freud explica a psicanálise como tratamento e aborda questões metapsicológicas.
Texto analisado: Compêndio de psicanálise

28 de agosto
Discussão de uma elaboração freudiana sobre a natureza do psíquico, a possibilidade ou não das hipóteses psicanalíticas serem apreciadas popularmente.
Texto analisado: Algumas lições elementares de psicanálise

Sobre a professora

Mara Selaibe é psicanalista do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e pesquisadora no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (FFLCH-USP). É também autora de Ensaio clínico sobre o sentido: pulsões, fantasia e pensamento onírico, e organizadora dos dois volumes de Psicanálise entrevista.

Leituras da obra de Freud: da natureza do psíquico

Onde  | Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 7 a 28 de agosto, quartas-feiras, das 19 às 21 horas