Exibição “Bixa Travesty” + debate

Exibição “Bixa Travesty” + debate

Atenção: devido à pandemia do coronavírus, este evento foi cancelado, para preservar a saúde do palestrante e do público.

Na quinta-feira, 19 de março, às 19 horas, o MariAntonia promove a exibição do documentário “Bixa Travesty” (2019) de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, seguida de debate com os diretores, dentro da programação especial do mês da mulher. A entrada é gratuita.

Sinopse: O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de gênero, classe e raça.

Duração: 75 minutos / Documentário / Classificação indicativa: 18 anos

Sobre os diretores
Kiko Goifman dirigiu vários longas, médias e curtas-metragens e programas de TV para TV Brasil, TV Cultura, SescTV e Canal Brasil. Autor do livro e CD-ROM “Valetes em slow-motion”, ganhador do 7o. Grand Prix Möbius em Paris/98 e obra do Centro Georges Pompidou. Diretor dos longas-metragens: “33” (Festival de Locarno, Suiça e melhor roteiro do cinema paulista, 2004); “Atos dos Homens” (Festival de Berlin, melhor documentário no Festival 3 Continentes, Nantes, 2006); “FilmeFobia” (Festival de Locarno e grande vencedor do Festival de Brasília, 2008); “Olhe pra mim de novo” (Festival de Berlim, Prêmio especial do Festival do Rio, 2010) e “Periscópio” (Festival de Roterdam, Munique e Festival do Rio). 

Claudia Priscilla é uma cineasta e roteirista brasileira. Graduada em Jornalismo, estreou no cinema dirigindo o curta-metragem Sexo e claustro. Ganhou o prêmio de melhor filme e melhor direção no Festival de Paulínia com seu filme Leite e ferro, também vencedor do prêmio de melhor longa no Femina.

As sessões acontecem na sala Carlos Reichenbach, no edifício Rui Barbosa, com entrada gratuita. Sujeito à lotação da sala – 65 lugares.