Inscrições abertas para a 2ª edição do Ateliê da Palavra

O Centro MariAntonia da USP promove a segunda edição do Ateliê da Palavra com inscrições gratuitas. Ministrado por Maurício Ayer, o interessado pode se inscrever entre 26 de setembro a 12 de outubro. A oficina acontece às segundas e quartas-feiras, nos dias 17, 19, 24, 26 e 30 de outubro, das 9 às 12 horas.

A oficina, com 15 vagas, será dedicada a alguns experimentos poéticos na relação com a cidade feitos a partir da leitura de poemas da “Pauliceia Desvairada”, de Mário de Andrade, especialmente aqueles que nomeiam lugares do centro da cidade: Rua São Bento, Anhangabaú, Higienópolis, Rua São João, Largo do Arouche, Teatro Municipal, entre outros.

O objetivo é ler e estudar os poemas com o intuito de obter ideias (temas, imagens, sonoridades, ritmos, procedimentos, etc.), ferramentas de entalhar palavras, lentes para olhar o mundo e tomá-las para usar em expedições poéticas aos lugares e para a produção de novos textos.

Para se inscrever, preencha o formulário em https://forms.gle/7WAKH3jW7U6Sp4jS8

Ateliê da Palavra
Projeto de incentivo à leitura por meio de práticas de leitura e escrita criativa de textos poéticos. Seu modo de acontecer é por meio de oficinas presenciais em grupo, envolvendo a investigação poética de espaços, processos, sensações e memórias, além de diversas formas de sensibilização e de tomada de consciência da própria presença sensível através das palavras. Ao longo dos encontros, vivenciamos uma pluralidade de maneiras de encontrar o Outrx e o que é do Outrx (leituras de poemas, escuta dxs outrxs, percursos sensíveis em espaços (sobretudo públicos), etc.) e de apropriação/devoração por meio da palavra (escolha, coleta, escrita, (auto)investigação etc.). A produção de textos acontece ao longo do processo, e é recolhida ao final, eventualmente – e desejavelmente – em uma publicação artesanal (tipo “zine”).

Quem é Maurício Ayer
Professor, escritor, tradutor e músico. Lecionou Literatura Francesa na FFLCH/USP, na graduação e pós-graduação, como professor substituto (2018-2021). Fez doutorado (2006) e pós-doutorado (2016) na FFLCH/USP e especialização na Universidade de Paris 8 (França, 2005). Em 2020, coordenou e ministrou as oficinas do Ateliê da Palavra, como parte do projeto Rota da Cultura. Coordenou e participou de diversos eventos acadêmicos e culturais, nacionais e internacionais, em instituições como USP, Unicamp, Universidade Mackenzie, Cinemateca Brasileira, Caixa Cultural, entre outras instituições. Autor dos livros A Cidade além das margens (2018), Olhares sobre Marguerite Duras (2014, coorganizador, com Cristina Kuntz) e Música nas Montanhas (2009), as peças de teatro Máscara Preta (2002) e Treinamentos de Selênio (2004), além de diversos artigos acadêmicos e escritos na imprensa. Desde o doutorado, desenvolve pesquisas sobre cruzamentos entre as artes, em especial entre literatura, música, teatro e cinema, a partir do conceito do “livro como partitura”. Formado em música/composição pela FASM (2000), foi também professor no curso de música dessa faculdade (2002 e 2008-2009). Desde 2014 dá aulas e oficinas de literatura. Coordenou a comunicação de programas de cultura e educação musical como o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2010-2011), a Orquestra Jovem do Estado e o Guri (2009-2013). Sua obra eletroacústica Répétitions – drama sonoro (sobre “Chuva Oblíqua” de Fernando Pessoa) participou da Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo de 2002 e está inserida no CD Música Maximalista 7.

Serviço:
Ateliê da Palavra, com Maurício Ayer