Lançamento do livro “Exu: um deus afro-atlântico no Brasil”

Lançamento do livro “Exu: um deus afro-atlântico no Brasil”

O Centro MariAntonia da USP promove no dia 15 de setembro, das 14 às 21 horas,  em parceria com a Edusp, o lançamento do livro “Exu: um deus afro-atlântico no Brasil”, de Vagner Gonçalves da Silva, professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Programação:
14 horas – Mesa-redonda: Exu na Diáspora
Exu no candomblé nagô – Babalorixá Antonio Paulino (Toninho da Oxum)
Nzila no candomblé angola– Tata Katuvanjesi (Walmir Damasceno)
Exu – Um Deus Afro-Atlântico – Vagner Gonçalves da Silva

Mediador: José Pedro da Silva Neto Inatobi

16 horas – Mesa-redonda: Exu na cultura nacional
Exu na Escola – Rosenilton Silva de Oliveira
Exu no Carnaval – Claudia Alexandre
Exu – Intolerância e racismo religioso – Vagner Gonçalves da Silva

Mediador: Felipe Gabriel Oliveira

18 horas – Lançamento do livro (Coquetel)
Exu: Um Deus Afro-atlântico no Brasil, de Vagner Gonçalves da Silva (Edusp, 2022).

Resumo
Exu é o deus africano mais saudado no mundo afro-atlântico. Seu culto, entretanto, não é homogêneo. Resulta de um longo processo histórico de conflitos, trocas, diálogos, negociações, imposições e resistências entre diversos sistemas cosmológicos que entraram em contato na confluência das culturas africanas, europeias e americanas. Este livro se propõe fornecer alguns pontos de vista por meio dos quais seu culto no Brasil pode ser caracterizado, em especial no candomblé e na umbanda, as duas denominações mais conhecidas entre as
religiões de origem africana, e analisar sua apropriação pelas denominações cristãs – primeiro pelo o catolicismo e, mais recentemente, pelo neopentecostalismo. O livro conta ainda com a mitologia afro-atlântica de Exu, na qual são compilados 183 mitos dessa divindade, identificados em textos acadêmicos e de divulgação religiosa, além de três anexos que trazem a iconografia, filmografia e musicografia de Exu.

Quem é o autor
Vagner Gonçalves da Silva é professor associado (livre docente) e pesquisador do Departamento de Antropologia da USP, onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais e os de mestre e doutor em Antropologia. Pós-doutor pela Harvard University onde foi fellow no W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research (2008-9). Pós doutor pela City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program (2009). É coordenador do  Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq-USP. 

Serviço:

Lançamento de livro “Exu: um deus afro-atlântico no Brasil”, de Vagner Gonçalves da Silva

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | 15 de setembro, das 14 às 21 horas

Quanto | Grátis