MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!


Semana de  15 a 19 de junho de 2020

Filme – “Bá”, de Leandro Tadashi

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Hoje, 15 de junho, dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa Idosa, indicamos o curta “Bá” (2015 – 14 min), de Leandro Tadashi, da plataforma Videocamp.

No filme, o menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de “Batchan”, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

Com delicadeza, acompanhamos a construção da relação entre uma criança e sua avó, e como essa convivência pode ser rica para ambos. É uma ótima dica para toda a família!

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema #respeitoaoidoso

Bom filme!

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-cigano-ba/player?special_id=43602


“O que você está lendo agora?” Paulo Borges Netto lê trecho do livro “24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono”

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores. 

O estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, do curso de Design, Paulo Borges Netto, escolheu o livro “24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono”, de Jonathan Crary, para ler um trecho para os internautas.

https://youtu.be/xNTtU0Em8j8


Bate-papo com o jornalista Bob Fernandes

O jornalista Bob Fernandes aceitou o convite do Centro Universitário Maria Antonia para um bate-papo sobre o papel da imprensa, sua influência na política local e federal, e as diversas narrativas construídas, dentro do programa “Política em tempo de perplexidade”.

No bate-papo com a diretora do Centro Maria Antonia, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, com seu vice-diretor, Sergio de Carvalho, e com a jornalista Sandra Lima, Bob Fernandes fala entre outras coisas das mudanças nas legislação das telecomunicações no Brasil, da presença das redes sociais no cotidiano, do acesso da população às mídias, da onipresença do mercado nas decisões políticas, e da construção do cenário para a eleição de Jair Bolsonaro.

Boa palestra!

https://youtu.be/Ry-aG5-Selw


Exposição “Enfoque”, de Diego Castro (2019)

Em 2019, a exposição “Enfoque”, do artista Diego Castro, no Centro Universitário Maria Antonia, mostrou os percursos da informação na mídia.

O artista articulou os materiais coletados no tratamento das imagens altamente difundidas, que perderam seus detalhes por meio da inserção de cor, mas guardaram índices que as tornam reconhecíveis em inúmeros contextos.

Confira aqui um passeio por “Enfoque”!

https://youtu.be/w5Svj78_5PY


Filme – “Proibido pisar na grama”, de Letícia Lima

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Na plataforma, é possível acompanhar uma mostra retrospectiva e comemorativa de 5 anos da EGBE- Mostra de Cinema Negro de Sergipe, com filmes e debates e online, que termina no domingo, dia 21 de junho.

Nesta mostra, indicamos o curta documentário “Proibido pisar na grama” (2018 – 12 minutos), de Letícia Lima, que aborda as questões e posições que o racismo estrutural e institucional impõe à população negra brasileira, como o condicionamento ao trabalho braçal, à criminalidade e à falta de acesso a educação, além de ser uma mensagem de resistência.

A luta contra o racismo deve ser bandeira de todos!

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito! O filme ficará disponível na plataforma para exibição até 21 de junho.

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema #vidaspretasimportam

Bom filme!

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-egbe-proibidopisarnagrama/player?special_id=47946