MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!

 

Semana de  29 de junho a 3 de julho de 2020

Conferências breves, com a professora Carlota Boto (FE) da USP

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Conferências breves”, cujo objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade.

O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

Em 2019, convidamos a professora da Faculdade de Educação (FE) da USP, Carlota Boto, que falou sobre o tema “ A escola e a educação: história e atualidade”.

Boa palestra!

https://youtu.be/030Ki3T3MGQ

 

“O que você está lendo agora?” – Regiane Santos fala sobre “Colega de quarto”, de Victor Bonini

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

A estudante da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP, do curso de Lazer e Turismo, Regiane Santos, escolheu o livro “Colega de quarto”, de Victor Bonini, para falar do que achou do livro para os internautas.

https://youtu.be/CoM7Lkv3kpk


Exposição “É tarde mais ainda temos tempo”

Em 2019, a exposição “É tarde, mas ainda temos tempo”, mostra individual da artista Ana Teixeira, no Centro Universitário Maria Antonia, trouxe para o ambiente expositivo registros e desdobramentos de algumas ações feitas por ela em espaços públicos de diferentes lugares.

Com curadoria de Galciani Neves, a mostra configurou-se como uma panorâmica de seus 20 anos de trajetória, celebrados recentemente em um livro lançado em dezembro de 2018, cujo título “Para que algo aconteça” reafirma seu interesse por uma arte que propicie encontros –sejam eles efêmeros, amorosos, incômodos ou mesmo inconvenientes. Encontros que podem ser, antes de tudo, enfrentamentos entre os sujeitos participantes de suas ações e eles próprios.

Confira aqui um passeio por “É tarde, mas ainda temos tempo”!

#exposição #anateixeira #mariantoniausp #étardemaisaindatemostempo

https://youtu.be/JEbyy1zxfZM


“Relações familiares de idosos no contexto da pandemia do novo coronavírus”

A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Deusivânia Falcão, colocou à disposição do Centro Universitário Maria Antonia materiais com reflexões sobre a pandemia e outros assuntos que nos ajudam a melhorar nossa saúde mental.

Neste vídeo, a professora fala sobre as relações familiares de idosos no contexto da pandemia do coronavírus.

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #convivência #relaçõesfamiliares #idosos

https://youtu.be/JEbyy1zxfZM


Filme “Um crime entre nós”, de Adriana Yañez

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

A indicação dessa semana é o documentário “Um crime entre nós”, de Adriana Yañez (2020 – 59 minutos), que aborda o abuso e exploração sexual e crianças e adolescentes no país.

O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual infantil. O filme traz depoimentos do médico Dráuzio Varella, de pesquisadores da área, além do apresentador Luciano Huck e da youtuber Jout Jout.

Ao nos depararmos com esse crime, temos duas escolhas a fazer: denunciar ou ser cúmplices. Precisamos falar sobre isso, já que a maioria dos abusos começa no lar, com pessoas conhecidas, família, amigos e vizinhos, em todas as classes sociais.

Neste período de pandemia, a violência contra crianças e adolescentes deve aumentar. Por isso, se souber de algum caso, denuncie. O filme nos convida a lutar pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema #crianças #adolescentes #abusosexual #exploraçãosexual #família

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-believe-umcrimeentrenos/player?special_id=52105