MariAntonia em casa

Em 2021, continuamos em quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo, mas ansiosos pela vacinação da população brasileira.

Neste período, continuamos a publicar uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Esperamos você ainda com seu vídeo de leitura. Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor!

O que você está lendo agora?

Confira o que produzimos em 2020

Acompanhe nosso conteúdo em 2021

Semana de 11 a 15 de outubro de 2021

Trecho de depoimento de Alípio Freire – Exposição MemoriAntonia – por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos

O mês de outubro é muito especial para o Centro Maria Antonia da USP. Nos dias 2 e 3 de outubro, rememoramos os 53 anos dos episódios conhecidos como a Batalha da Maria Antônia, ocorridos em 1968 – o confronto protagonizado por alunos da USP e do Mackenzie e por policiais militares, tendo resultado na morte de um estudante secundarista e deixado dezenas de feridos.

Em novembro, o Centro Maria Antonia inaugura uma nova exposição – MemoriAntonia – por uma memória ativa a serviço dos direitos humanos, com obras de artistas, imagens de fotógrafos e depoimentos em vídeo, que refletem sobre a ditadura no Brasil.

A curadoria é do professor Márcio Seligmann-Silva e do pesquisador Diego Matos.

Neste vídeo, acompanhamos um trecho do depoimento do preso político Alípio Freire, ex-militante do movimento estudantil, que você poderá ver na exposição a partir de novembro!