MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!


Semana de 10 a 14 de agosto de 2020

Politizar as tecnologias, com Leonardo Foletto

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Politizar as tecnologias”, com encontros mensais gratuitos, que abordam tecnologia, política e uso social da informação.

Em 2019, convidamos o jornalista, pesquisador e professor Leonardo Foletto, que trabalha com cultura livre, tecnopolítica e ciberativismo. Ele falou sobre o tema “Tecnopolítica e contracultura: um breve passeio por autonomistas, altermundistas, hackers e outros rebeldes“.

Confira aqui o debate sobre o assunto!

#mariantoniausp #politizarastecnologias #internet

https://youtu.be/T-JQ1_uU9J0


“O que você está lendo agora?” – Ana Carolina Carvalhaes lê trecho de “Orgulho e preconceito”, de Jane Austen

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

A estudante de Engenharia Ambiental da UFABC, Ana Carolina Carvalhaes,, escolheu o livro “Orgulho e preconceito” de Jane Austen, para ler um trecho para os internautas.

Mande também seu vídeo para imprensama@usp.br!

https://youtu.be/FuWmDoOYX7A


Familismo: como afeta a saúde, os relacionamentos e o bem-estar?

A professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Deusivânia Falcão, colocou à disposição do Centro Universitário Maria Antonia materiais com reflexões sobre a pandemia e outros assuntos que nos ajudam a melhorar nossa saúde mental.

Neste vídeo, a professora fala sobre o tema “Familismo: como afeta a saúde, os relacionamentos e o bem-estar?

A família é um elemento central nas culturas hispânicas e latino-americanas. O termo familismo destaca a importância do valor cultural da família para as populações latino-americanas. Pesquisas que examinaram a influência do familismo no bem-estar psicológico indicaram resultados inconsistentes. Por exemplo, o familismo, foi descrito como um fator de risco e um fator de proteção ao bem-estar dos membros familiares. Assista ao vídeo e reflita sobre as variáveis que interferem nessas relações.

Confira as referências do vídeo da professora Deusivânia Falcão no seu canal https://www.youtube.com/watch?v=os7eHb34rFw&t=2s