Paulo Freire é tema de curso de atualização gratuito

Os participantes poderão conhecer e ampliar seu conhecimento sobre o educador Paulo Freire

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 7 de março o curso gratuito Paulo Freire: Teoria e Práxis. Ministrado pela educadora e professora da USP, Sonia Kruppa, é dividido em quinze encontros presenciais, sempre às quintas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 40 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/p3d até 23 de fevereiro.

O curso é voltado para movimentos sociais, profissionais da educação, professores da escola pública e educadores populares. Tem o objetivo de estudar, analisar e discutir o pensamento e a obra de Paulo Freire, destacando sua contribuição diante de questões atuais dos processos de educação, com ênfase em quatro categorias- núcleo do pensamento do autor: (1) a ênfase nas condições gnosiológicas do ato educativo; (2) defesa da educação como ato dialógico e político; (3) noção de conhecimento e da ética universal do ser humano; (4) a condição humana como sujeito histórico: movimentos sociais e necessidades populares.

Durante o curso os participantes poderão abordar questões prático-teóricas da extensão universitária, dos projetos políticos pedagógicos das escolas em sua relação com a comunidade escolar, fundamentadas nos preceitos da concepção crítico-libertadora/pedagogia do oprimido.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Tópicos abordados

1. Atualidade e universalidade do pensamento de Paulo Freire. Levantamento sobre as referências ao pensamento e à práxis de Paulo Freire, análise da extensão e comunicação.

2. A organização da pesquisa a partir do pensamento freiriano- Abordagem Metodológica: Investigação Temática, Metodologia Dialógica, Tramas Conceituais e Pesquisa Participante.

3. Paulo Freire e os movimentos sociais: o caráter educativo das memórias e da práxis de coletivos sociais que se opõe às diferentes formas de opressão.

4. A presença do pensamento freiriano na articulação: escola e territórios, conscientização e transformação social para um outro desenvolvimento.

Curso Paulo Freire: Teoria e Práxis

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | A partir de 7 de março de 2024

Quanto | Gratuito

Vagas | 40 vagas presenciais com certificado  Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/q8s (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá seleção)