1968-2019 – Batalha da Maria Antônia

O Centro Universitário Maria Antonia promove, nos dias 2 e 3 de outubro, atividades especiais para rememorar a “Batalha da Maria Antônia”, ocorrida em outubro de 1968, entre alunos da USP e do Mackenzie e policiais militares.

O confronto teve por resultado a morte de um estudante secundarista e dezenas de feridos. Em dezembro do mesmo ano, o governo militar utilizou o fato como um dos pretextos para a promulgação do Ato Institucional número 5.

Além da programação cultural, haverá visitas mediadas em horários específicos nos dias 2 e 3 de outubro. Confira a programação:

2 de outubro de 2019

12h30 – show “Volver a Latinoamérica”, com o duo formado por Giulia Faria (violonista e cantora) e Carolina Andrade (violonista e arranjadora).

“Volver a Latinoamérica” foi criado em outubro de 2015 e teve como inspiração inicial as canções de Violeta Parra. Precursora do Movimento da Nueva Canción Chilena, Violeta ajuda a compôr um repertório muito voltado às canções de protesto das décadas de 60 e 70, que contempla ainda María Elena Walsh, Atahualpa Yupanqui, Tejada Gómez, Ariel Ramírez, Daniel Viglietti, Víctor Jara, Gilberto Gil, Dominguinhos, Chico Buarque, entre outros.
Local: Edifício Rui Barbosa

19 horas – Conversa na exposição “Re Vou Ver” com Marcos Napolitano (FFLCH-USP)
Local: Edifício Rui Barbosa

3 de outubro de 2019