Politizar as tecnologias – Tecnopolítica e Contracultura

Eventos mensais gratuitos, sempre às quartas-feiras, às 19 horas, abordam tecnologias, política e uso social da informação. O objetivo é explicar a dimensão política das tecnologias na atualidade com diferentes convidados para debater o papel da informação e do conhecimento. Para participar não é necessário efetuar inscrição.

Tema: Tecnopolítica e Contracultura: um breve passeio por autonomistas, altermundistas, hackers e outros rebeldes

Se nos anos 1990, com o casamento do digital com a internet, enxergávamos enormes possibilidades de libertação (da informação de grandes grupos midiáticos, de liberdade de falar o que bem quiser, de criar tecnologias e mundos novos), hoje parece que estamos a lidar com consequências nefastas, representadas em uma palavra na moda nestes tempos: distopia.

Nos descuidamos – ou não conseguimos? – prestar atenção na ascensão de plataformas globais de tecnologia, que por sua vez construíram bolhas de informação que confirmam pontos de vista, espalham mentiras e criam realidades alternativas que em muitos casos não há informação comprovada que consiga mudar. Como podemos compreender o contexto tecnopolítico hoje? Que caminhos podemos apontar para discutirmos e transformarmos a política que sempre está junto na construção de tecnologias?

Responsável : Leonardo Foletto

Leonardo Foletto é jornalista, pesquisador e professor. Doutor em comunicação pela UFRGS, trabalha há 11 anos com cultura livre, tecnopolítica e ciberativismo. Edita o BaixaCultura (http://baixacultura.org/), integra o coletivo de direitos digitais CCD POA (http://ccdpoa.com.br/) e dá aula de cultura hacker e comunicação na PUCRS e UCS.

The event is finished.

Data

31 jul 2019
Expired!

Tempo

19:00

Custo

Entrada gratuita

Mais Informações

Leia Mais
Centro Universitário MariAntonia - Edifício Rui Barbosa

Localização

Centro Universitário MariAntonia - Edifício Rui Barbosa
Categoria
Leia Mais