O Centro Universitário Maria Antonia, um dos órgãos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, está instalado nos edifícios históricos Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, que pertenceram à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras a USP. 

Em mais de duas décadas de atuação multidisciplinar, desde sua inauguração em 1993, o MariAntonia da USP conquistou um lugar próprio entre as instituições culturais da cidade.

Situado estrategicamente na região central de São Paulo, em área de grande concentração de instituições de cultura e ensino, o MariAntonia oferece exposições diversas,  cursos de curta duração, palestras, debates e seminários, lançamentos de livros, entre outras ações culturais. 

Também abriga a Biblioteca Gilda de Mello e Souza, com acervo dedicado principalmente à Estética, cujo núcleo gerador é a coleção de livros sobre artes, estética e história da arte que pertenceu à professora que empresta seu nome ao espaço, primeira docente de Estética da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.