MariAntonia em casa

MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!

 

Semana de 13 a 17 de abril de 2020

Conversas sobre o envelhecer: Envelhecimento e etnia

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta, em parceria com o programa USP 60+, a série de encontros gratuitos “Conversas sobre o envelhecer”. A participação é aberta à população, sem necessidade de vínculo com a Universidade.

O palestrante é Alexandre Silva, doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

https://youtu.be/4RHSqP6gm8M


 “O que você está lendo agora?” – Amaury Cesar Moraes lê trecho de “Memórias póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores. 

O professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, Amaury Cesar Moraes, escolheu o livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, para ler um trecho para os internautas.

https://youtu.be/dLxsEnUIGXw


Aula 3 – Curso “A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria”

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realizou em setembro de 2019 o curso gratuito “A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria”. Ministrado pela professora Fabiana Kneubil, foi dividido em quatro encontros presenciais. 
 

Esta é a terceira aula do curso com o tema “O tempo, eventos e os postulados da relatividade”. O curso completo tem dez aulas gravadas.

https://youtu.be/INGuZzvm-9U


“O não visto. Descartes televisivos”, dos coletivos colombianos SensoLab e Index

A obra “O não visto. Descartes televisivos” fará parte da exposição “Arquivos órfãos”, com curadoria de Fabiana Bruno, programada para o segundo semestre de 2020 no Centro Universitário Maria Antonia.

O vídeo é resultado de um laboratório de intervenção em arquivos órfãos da televisão colombiana dos anos 50. O laboratório foi desenvolvido no contexto da Mostra Internacional de Documentário de Bogotá -MIDBO- do ano 2019 e contou com a orientação de Davani Varillas do Coletivo Los Ingrávidos, de México e de Fabiana Bruno do La’grima, da Unicamp. A coordenação e a produção foi do SensoLab e o Coletivo Index, da Universidade Javeriana de Bogotá.

https://youtu.be/d9jj5T3ubWQ