MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!

Semana de  22 a 26 de junho de 2020

Conferências breves, com o professor Fabio Cozman (EP) da USP

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Conferências breves”, cujo objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade.

O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

Em 2019, convidamos o professor da Escola Politécnica (EP) da USP, Fabio Gagliardi Cozman, que falou sobre o tema “A inevitável vitória da Inteligência Artificial”.

Boa palestra!

https://youtu.be/yohlj-mouTc

 

“O que você está lendo agora?” -Thaís Nery lê trecho de “O amor nos tempos de cólera” de G. Márquez

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

Thaís Nery, formada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, escolheu o livro “O amor nos tempos de cólera”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, para ler um trecho para os internautas.

https://youtu.be/CAAVn1omaJE

 

Exposição “Camadas: narratividades visuais da violência” do coletivo Lâmina

A exposição “Camadas: narratividades visuais da violência”, do coletivo Lâmina, formado pelos artistas Gabriela De Laurentiis e João Mascaro, esteve em cartaz de 2 de outubro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Para quem não conseguiu visitar ou para matar a saudade, confira um passeio pela exposição!

Crédito música: “Orbit” de Johny Grim (free music)

https://youtu.be/H9qs3KMcSUQ

 

“A atividade física em tempos de pandemia”, com o professor Alex Florindo da EACH – USP

O epidemiologista e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Alex Florindo, aceitou o convite do Centro Universitário Maria Antonia e falou sobre “A atividade física em tempos de pandemia”.

Segundo o professor, com a diminuição da atividade física em locais externos, é necessário realizar essas atividades em casa. Ele fala de suas pesquisas, dos benefícios da atividade para a saúde, e propõe a promoção da atividade física em família.

Confira o vídeo!

https://youtu.be/oph_UzastK8

 

Filme – “O valor de uma vida”, de Magda Rimolo

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

A indicação dessa semana é o documentário “O valor de uma vida”, de Magda Rimolo (2018 – 20 minutos), que levanta questões sobre o preconceito e a negligência humana em relação ao tratamento que a sociedade oferece aos animais.

O filme faz um paralelo entre o trabalho de voluntários de uma ONG na busca por adotantes responsáveis para os mais de 1.000 cães que abriga, e o constante abandono.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema #animais

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-magfilmes-ovalordeumavida/player?special_id=49648