MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!


Semana de 6 a 10 de julho de 2020

Conferências breves, com Ricardo Fabbrini

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Conferências breves”, cujo objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade.

O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

Em 2019, convidamos o professor Ricardo Fabbrini da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP que falou sobre o tema “O que é arte contemporânea?”.

Boa palestra!

https://youtu.be/tTtFcsnpliE


“O que você está lendo agora?” – Thaís Prado lê trecho de “Testo Junkie” de Paul Preciado

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

A cineasta e performer Thaís Prado, também ex-estudante de Artes Cênicas da USP, escolheu um trecho do livro “Testo Junkie”, de Paul Preciado, para ler um trecho para os internautas.

https://youtu.be/5-8F8F66ej8


Filme – “Mytikah – o livro dos heróis – episódio 12 – Pagú”, de Hygor Amorim e Jonas Brandão

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

A indicação dessa semana é a animação infantil “Mytikah – o livro dos heróis – episódio 12 – Pagú”, de Hygor Amorim e Jonas Brandão (2019 – 7 minutos).

Na série “Mytikah – o livro dos heróis”, acompanhamos os personagens Manga e Leco, irmãos, que se divertem com um livro mágico que conta histórias de heróis brasileiros. Eles se transportam para a realidade dos personagens e os ajudam em suas missões, testemunhando grandes feitos da história.

No episódio “Pagú”, Manga e Leco encontram a jornalista Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagú, que explica às crianças sobre o movimento antropofágico.

Nas férias de julho, e com as crianças em casa na quarentena, nada melhor que se divertir aprendendo! Reúna a família e conheça um pouco mais sobre esta mulher brasileira, do início do século XX.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema #crianças #infantil #animação #pagu

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-oz-mytikah12/player?special_id=53397


Entrevista à rádio Cultura – Indicação de leitura

A diretora do Centro Universitário Maria Antonia e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, deu entrevista para a rádio Cultura e indica uma leitura nesses tempos de quarentena. 

O livro indicado é “As cidades invisíveis” do escritor italiano Ítalo Calvino. Confira a leitura! O Centro Universitário Maria Antonia também quer saber o que você está lendo agora! Grave sua leitura, com o título do livro e autor, e envie para imprensama@usp.br. Sua leitura será publicada nas nossas redes sociais!

https://youtu.be/u-5kN9UyNd0