MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Semana de 28 de setembro a 2 de outubro de 2020

Curso “Luz Negra – a crítica anti-colonial e racial do capitalismo global, com Denise Ferreira da Silva – aula 1

O Centro Universitário Maria Antonia sediou o curso “Luz Negra – a critica anti-colonial e racial do capitalismo global” com Denise Ferreira da Silva, professora e pesquisadora do “The Social Justice Institute da University of British Columbia”.

O curso gratuito foi dividido em quatro aulas, em dezembro de 2019, e foi promovido em conjunto com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e com o Grupo Interdisciplinar de Raça e Política – GIRA
Nesta primeira aula, a pesquisadora faz uma introdução cobrindo argumento do seu livro “Toward a Global Idea of Race” e seus desdobramentos.

As próximas três aulas serão publicadas às segundas-feiras.

Boa aula!

#racismo #mariantoniausp #cursoluznegra

“O que você está lendo agora?” – Fabrícia Costa lê trecho de “Capitães de areia”

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

A estudante da Faculdade de Educação (FE) da USP, do curso de Pedagogia, Fabrícia Costa, escolheu o livro “Capitães de areia” de Jorge Amado, para ler um trecho para os internautas.

Mande também seu vídeo para imprensama@usp.br!

Indicação de filme “Fonte da juventude”, de Estevão Ciavatta

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia faz indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Indicamos o longa “Fonte da juventude” (2017 – 58 minutos), de Estevão Ciavatta, que faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa. A biodiversidade, aliada à nossa cultura alimentar, é o melhor caminho para a longevidade.

Neste momento em que o Guia Alimentar para a População Brasileira passou a ser questionado, é imprescindível entender que a alimentação pode ser fonte de doenças e, ao mesmo tempo, remédio para fortalecer a saúde.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#mariantoniausp #cinema #alimentação #obesidade #epidemia

Indicação filme “1964 Um golpe contra o Brasil”, de Alípio Freire

O jornalista Alípio Freire, diretor do documentário “1964 Um golpe contra o Brasil”, foi preso político entre 1969 e 1974, durante o período de ditadura militar no Brasil.

Com a experiência de quem lutou pela democracia, Alípio constrói o filme com depoimentos de personalidades que viveram à época e traçam um panorama do período.

Há 52 anos, entre os dias 2 e 3 de outubro de 1968, estudantes da USP, que lutavam contra a ditadura, entraram em confronto com estudantes da Universidade Mackenzie, e também integrantes do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), resultando na morte do jovem secundarista José Guimarães, e dezenas de feridos.

O conflito também destruiu o prédio da USP da Rua Maria Antônia, e os cursos foram transferidos para a Cidade Universitária, no Butantã. Em 1993, o prédio da USP volta como Centro Universitário Maria Antonia, um centro cultural no centro da cidade de São Paulo, que abriga exposições, cursos, seminários entre outras atividades.

Para construir o futuro, é necessário conhecer o passado, para não repetir os horrores dos princípios não democráticos. E o Centro Maria Antonia convida você a assistir o documentário, a refletir sobre nosso passado, e a pensar num futuro diferente, em que todas as vozes possam ser ouvidas!

O filme ficará disponível para play no nosso canal do Youtube das 12 horas do dia 1 de outubro às 24 horas do dia 4 de outubro!

Bom filme!

“Lembrar e resistir”, por Adélia Bezerra de Meneses

A professora Adélia Bezerra de Meneses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP aceitou o convite do Centro Universitário Maria Antonia para rememorar o contexto cultural da década de 1960.

Com o tema “Lembrar e resistir”, Adélia conta o ideal de universidade que se configurava na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, sediada no prédio da Rua Maria Antônia, em São Paulo.

#mariantoniausp #batalhadamariaantonia #1968 #ResistênciaCultural #DitaduraNuncaMais