MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!

Semana de 23 a 27 de novembro de 2020

Mostra “Três dias com Carlos Reichenbach, uma homenagem” – dia 2

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresentou, em outubro de 2019, a Mostra Três dias com Carlos Reichenbach, uma homenagem, com entrada gratuita.

A mostra, realizada em parceria com o grupo História da Experimentação no Cinema e na Crítica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, é uma homenagem ao cineasta brasileiro, que dá nome à sala de cinema do Centro Maria Antonia, no edifício Rui Barbosa.

Falecido em 2012, Carlão, como era conhecido, deixou uma obra extensa, que atravessa quatro décadas. O cineasta foi também um importante crítico de cinema e agitador cultural na cidade de São Paulo. Quatro longas-metragens foram escolhidos para dar ao público uma oportunidades de conhecer e redescobrir o legado de Carlos Reichenbach.

Neste vídeo, você acompanha o debate do dia 17 de outubro de 2019, que teve a exibição do filme “Anjos do Arrabalde: As Professoras” (1987, 103 minutos).

No debate estiveram presentes o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Rubens Machado Jr, além deThiago B. Mendonça, Vanessa Alves, Geovany Hércules e Geraldo Blay.

#mostradefilmes #cinema #mariantoniausp #carlosreichenbach

Indicação de filme “Parece comigo” (2016 – 26min), de Kelly Cristina Spinelli

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia faz indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

Indicamos o filme “Parece comigo” (2016 – 26min), de Kelly Cristina Spinelli, que explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário, enfrentando a gigante indústria de brinquedos por meio de seu artesanato consciente.

É necessário ser antirracista, combatendo o racismo estrutural, para termos uma sociedade justa.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#mariantoniausp #antirracista #cinema #filmes #videocamp

Indicação de filme “Meu sangue é vermelho” (2019 – 86 min), de Graciela Guarani e Thiago Dezan

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videocamp tem uma parceria desde 2019.

A plataforma abriga o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, em cartaz até 29 de novembro, dedicado à produção audiovisual realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, com o objetivo de promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras.

Indicamos o documentário “Meu sangue é vermelho” (2019 – 86 min), de Graciela Guarani e Thiago Dezan (classificação 12 anos).

Em meio a um genocídio, um rapper luta pra se definir enquanto homem indígena. Criolo, pai do rap brasileiro, e Sonia Guajajara, líder indígena no Brasil, o ensinam a usar o rap como arma pra lutar pelos direitos dos indígenas.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#mariantoniausp #cabiriafestival #cinema #filmes #videocamp
#mulheres