USP Diversidade realiza ações de saúde em atenção à Consciência Negra

USP Diversidade realiza ações de saúde em atenção à Consciência Negra

O Centro Maria Antonia da USP sedia um conjunto de ações gratuitas de saúde abertas à população em geral, no dia 19 de dezembro, véspera do Dia da Consciência Negra, promovido pelo Programa USP Diversidade.

Serão realizados testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, aferições da pressão arterial, dosagens de glicemia, oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19, além da distribuição de materiais educativos e kits de saúde sexual em parceria com Instituto Cultural Barong.

“A ação USP Diversidade e Saúde da População Negra tem o objetivo de alertar para a necessidade de ações e políticas públicas mais específicas a partir de uma data tão importante no calendário nacional que é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra”, afirma a coordenadora do programa, Ana Paula Morais Fernandes.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgados em 2018 alertam que os negros têm a maior incidência de problemas de saúde evitáveis no Brasil. São casos como hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e mortes maternas e infantis. “Não se trata de uma população doente, mas com maior vulnerabilidade provocada por fatores sociais de saúde ou baixas condições sanitárias”, complementa a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Serviço

USP Diversidade e Saúde da População Negra

Quando: 19 de novembro (sexta-feira) das 10 às 16 horas.

O quê: Testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis; aferições da pressão arterial; dosagens de glicemia; oficinas de biossegurança e prevenção à covid-19 e distribuição de materiais educativos  e kits de saúde sexual.

Quanto: gratuito e aberto a todos, com atendimentos por ordem de chegada.

Onde: Edifício Joaquim Nabuco –  Rua Maria Antônia, 258