Curso aborda o potencial da dança como ferramenta de luta e resistência

Encontros enfocam momentos da dança moderna nos anos 30 nos Estados Unidos à dança contemporânea em São Paulo

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 22 de novembro o curso gratuito Dança, denúncia e resistência. Ministrado pela pesquisadora em dança Jane Oliveira, o curso é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21 horas. Com 84 vagas, as inscrições online são abertas a toda a população, mesmo sem vínculo com a USP. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/lz1, até 18 de novembro.

O curso tem o objetivo de propor uma reflexão acerca das relações entre arte e política por uma perspectiva histórica, que leve em consideração o potencial da dança como ferramenta de luta e resistência. Segunda Jane, “pretendo discutir dois momentos históricos: a dança moderna na cidade de Nova Iorque dos anos 1930/1940 e a dança contemporânea da cidade de São Paulo no século XXI”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Dança moderna/dança política
Apresentação da origem política e combativa da dança moderna estadunidense na cidade de Nova Iorque durante a Grande Depressão na década de 1930. Discussão e análise de algumas obras do New Dance Group e da coreógrafa Jane Dudley.

A dança negra ganha espaço: Pearl Primus e Strange Fruit
Encontro dedicado à obra de Pearl Primus, antropóloga, bailarina e coreógrafa que ganhou reconhecimento em Nova Iorque nos anos 1940. Sua obra, profundamente ligada à poesia e a música de sua época, elabora uma reflexão profunda sobre o contexto social da população negra nos Estados Unidos.

6 de dezembro
Colônia Penal: a ditadura brasileira na obra de Sandro Borelli
Condensando a força da literatura kafkiana e uma forte potência de crítica social, a obra de Sandro Borelli e de sua companhia Carne Agonizante choca e emociona ao mesmo tempo. Conversa sobre a relação entre ideologia, violência e trabalho a partir da coreografia Colônia Penal.

13 de dezembro
Movimento Um de Eliana de Santana – do Eu ao Nós
Discussão da obra de Eliana Santana, em especial uma coreografia produzida no início de 2022 para o Projeto Solos Brasileiros: Danças para Villa-Lobos, da Oficina Cultural Oswald de Andrade. A partir de estudos sobre o modernismo brasileiro e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, Eliana elaborou uma dança-denúncia-manifesto, que coloca na cena a barbárie cotidiana do Brasil contemporâneo.

Sobre o professor

Jane Oliveira é professora, bailarina amadora e pesquisadora em dança. Formada em Biologia e em Letras pela Universidade de São Paulo, fez seu doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi professora universitária por quase uma década, além de produtora de espetáculos e cursos de história da arte. Faz parte do corpo de avaliadores da Incomum Revista ligada ao Instituto Federal de Goiás. Em 2021 ministrou o curso Dança e Política: relações entre a luta antifascista e a origem da dança moderna no SESC-CPF e sua tese Martha Graham na linha de frente do movimento progressista foi selecionada para publicação na nova série de e-books da editora ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores da Dança).

Dança, denúncia e resistência

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | De 22 de novembro a 13 de dezembro de 2022, terças-feiras das 18h30 às 21 horas
Quanto | Grátis
Vagas | 84 vagas presenciais com certificado (se houver número maior de inscritos, haverá sorteio pelo sistema Apolo)
Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/lz1