Lançamento do livro “Em câmara lenta” de Renato Tapajós seguida de conversa com Mário Medeiros

Lançamento do livro “Em câmara lenta” de Renato Tapajós seguida de conversa com Mário Medeiros

Na terça, 8 de novembro, a partir das 19 horas, o cineasta Renato Tapajós lança uma nova edição de seu livro “Em câmara lenta” pela editora Carambaia no Centro MariAntonia da USP.

Durante o lançamento, haverá uma conversa entre Tapajós e o sociólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas, Mário Medeiros, mediada pela professora do Insper Bianca Tavolari.

O livro

O livro, originalmente lançado em 1977, foi escrito no calor da hora da luta armada, no período em que Tapajós encontrava-se no presídio Tiradentes, cumprindo pena pelo envolvimento em ações de resistência à ditadura militar.

O romance contém uma entrevista exclusiva do autor, pósfacio de Jayme Costa Pinto e o parecer de Antonio Cândido – usado nos trâmites do processo e o relatório da seção de análise e inteligência do Exército, que tenta simular uma crítica literária para chegar à conclusão de que o livro é subversivo.

Sobre o autor

Renato Tapajós nasceu em 1943 em Belém do Pará e hoje está radicado em Campinas (SP). No início dos anos 1960 mudou-se para São Paulo com o objetivo de estudar engenharia. Posteriormente, cursou ciências sociais e, na mesma época, começou a trabalhar com cinema, lançando os filmes Universidade em crise (1966), Um por cento (1967) e Vila da Barca (1968), vencedor do Festival de Documentários de Leipzig, na então Alemanha Oriental. 

Tapajós envolveu-se na resistência à ditadura militar, militando no grupo maoísta Ala Vermelha, uma dissidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi preso em 1969 e ficou detido até 1974. Durante a detenção, escreveu Em câmara lenta. O autor embalava trechos do romance em pacotes minúsculos que eram levados para fora da cadeia pelos pais do autor. Quando o livro foi publicado, Tapajós foi preso mais uma vez.  

Em 1982, Tapajós realizou o documentário Linha de montagem, sobre as greves dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP). As lutas populares e a defesa dos direitos humanos sempre estiveram no centro da produção documental de Tapajós, que conta com trinta filmes, entre eles o premiado Em nome da segurança nacional (1984), O rosto no espelho (2009) e A esquerda em transe (2018). Ao longo da carreira, Tapajós publicou também novelas voltadas para o público jovem: Carapintada (1994), A infância acabou (1996), Queda livre (1998), Por um pedaço de terra (2000) e Rádio Muda (2003). Em câmara lenta foi seu único romance. 

Serviço

Lançamento da nova edição do livro “Em câmara lenta” de Renato Tapajós, seguido de conversa com o sociólgo Mário Medeiros

Quando | terça-feira, 9 de novembro, das 19 às 21 horas
Onde | Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa – salão nobre

Obrigatória apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 

 

Lotação  | 84 lugares
Quanto | Grátis