Cada caminho é um risco: exposição e defesa de tese de Cauê Maia

O Centro Universitário Maria Antonia sedia, na segunda, 17 de junho, às 9h30, a defesa pública da tese de doutorado “Cada caminho é um risco: o livro de artista como tradução da intervenção poética no espaço público”, de Cauê Maia, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a orientação da professora Branca Coutinho de Oliveira.

A tese investiga as interfaces possíveis entre intervenção poética e livro de artista, numa abordagem teórica e prática acerca das linguagens envolvidas. A produção poética resultante consiste em publicações de artista que testam os limites e os recursos da tradução da intervenção urbana para o suporte editorial.

No mesmo dia, haverá a abertura de exposição  homônima à tese, que apresenta uma amostra dos livros de artista que mesclam recursos do design editorial com técnicas de intervenção urbana. As experiências poético-editoriais retratam a memória e o processo criativo do poema urbano, atuando como uma extensão crítica da operações realizadas.

A aproximação entre as linguagens evidencia tanto o que possuem em comum, quanto aquilo que é próprio de cada uma. À semelhança de uma cartografia afetiva, o leitor é convidado a percorrer uma trajetória individual e coletiva, junto aos diversos agentes que participam na composição da paisagem urbana.

Exposição e defesa de tese “Cada caminho é um risco: o livro de artista como tradução da intervenção poética no espaço público”, de Cauê Maia
Abertura de exposição e defesa de tese: 17 de junho às 9h30
Visitação: de 17 a 30 de junho, das 10 às 18 horas