O MariAntonia, em parceria com o grupo de pesquisa História da experimentação no cinema e na crítica, dirigido pelos professores Rubens Machado Jr. e Mateus Araújo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, promove o cine-debate, duas vezes ao mês, às segundas-feiras, na sala Carlos Reichenbach.
Os encontros são gratuitos e abertos ao público. Confira a programação:
Novembro:
Segunda, 11 de novembro, às 18h30 – projeção do filme “O Caminho do Mar” (1987, 90′, Super-8), de Geraldo Blay, debate com a participação de Marcos Bertoni, Sérgio Concílio, Rodrigo Sousa e Sousa, Anna Ballalai, Lorena Duarte e Rubens Machado Jr.
O filme trata alegoricamente a velha estrada de Santos-São Paulo, atravessando as florestas e a história brasileira, seus traços civilizadores e modelos de desenvolvimento conflitivos com os nativos e a paisagem natural, em tensão até o presente.
Segunda, 18 de novembro, às 18h30 – projeção de curtas e debate com convidados especiais no lançamento do livro “Ruy Guerra: Arte e Revolução”, Ed. Desconcertos, organizado por Adilson Mendes com textos de Rogério Sganzerla, Roberto Schwarz, Alex Viany, Jean-Claude Bernardet, Paulo Emílio Sales Gomes, Jairo Ferreira e outros, sobre os primeiros filmes do cineasta concluídos no Brasil: “Os cafajestes” (1962), “Os fuzis” (1963), “Os deuses e os mortos” (1970) e “A queda” (1976), co-dirigido com Nelson Xavier.
Outubro: Mostra “Três dias com Carlos Reichanbach, de 16 a 18 de outubro.
Setembro:
Segunda, 9 de setembro, às 18h30: “Revisões historiográficas: Coca-cola, Vatapá e Humberto Mauro”, com Luís Alberto Rocha Melo (UFJF)
Segunda, 30 de setembro, às 18h30: “Projeção / Análise / Debate de Jovens Infelizes (2016) de Thiago Mendonça”, com Cristina Amaral, Anderson Gonçalves e Gustavo Assano
Agosto:
Segunda, 5 de agosto, às 18h30 – “DERRUBADA, NÂO!” (2019) de Yann Beauvais, com a presença do realizador
Segunda, 19 de agosto, às 18h30 – “A experimentação cinematográfica de Herbert Duschenes”, com Paola Prestes
Julho:
Segunda, 1 de julho, às 18h30 – “Mulheres, precariedade e arte moderna”, com Maria Antonietta Trasforini (Università degli Studi di Ferrara) e Maria Lucia Bueno (UFJF).
Junho:
Segunda, 3 de junho, às 18h30 – “Ternura e subjetividade neoliberal em Toni Erdmann (2016), de Maren Ade”, com Priscila Figueiredo e Felipe de Moraes
Segunda, 10 de junho, às 18h30 – “Paulo Emílio e a Cultura Cinematográfica: crítica e história na formação do cinema brasileiro”, com Rafael Morato Zanatto (UNESP).
Maio:
Segunda, 13 de maio, às 18h30 – Projeção/Análise/Debate de “Mãe Natureza”(São Paulo, 1977-1978, Super-8) de Flávio de Souza e coletivo Pod Minoga”, com Rubens Machado Jr. e Sílvia Fernandes, com a presença dos realizadores do coletivo Pod Minoga.
Segunda, 20 de maio, às 18h30 – “Sobre debater filmes: experiências contemporâneas e do passado”, com Graziela Kunsch, Thiago Mendonça, Esther Hamburger e Rubens Machado Jr.
Local: Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach – 1º andar