Conferências Breves aproximam crianças e jovens  da ciência

Conferências Breves aproximam crianças e jovens da ciência

Iniciativa traz pesquisadores de ponta de diversas áreas do conhecimento para conversas com o público a partir de 12 anos

O Centro Universitário Maria Antonia da USP dá continuidade ao programa “Conferências Breves” em 2020 com um novo ciclo de palestrantes, com entrada gratuita, sempre às terças-feiras, às 18h30.

O objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade. O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

O convidado fará uma explanação de 1 hora sobre o tema de sua pesquisa, com abertura para o diálogo com o público de cerca de 40 minutos. A ideia é tornar temas complexos inteligíveis. Segundo a diretora do Maria Antonia, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, “não há um caráter de divulgação científica, mas de compreensão alargada do mundo em que vivemos”.

Confira a programação::

Data: 3 de março (terça) às 18h30

Tema: Esporte e sociedade (cancelada)

Responsável: professora Katia Rubio da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP

Sobre a palestrante

Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez mestrado em Educação Física na EEFE e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP. Fez pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona. Coordena o Grupo de Estudos Olímpicos (GEO EEFE-USP) e foi coordenadora do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC EEFE-USP). Foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. Seus estudos e pesquisas estão voltados para o imaginário esportivo, as narrativas biográficas de atletas olímpicos e para a Psicologia Social do Esporte. É pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira. É colunista do Caderno de Esporte do jornal Folha de São Paulo. Tem 12 livros publicados e 19 organizados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

Programa Conferências breves

Onde | Centro Universitário Maria Antonia – Edifício rui Barbosa

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | terças-feiras às 18h30