Curso analisa a abolição da escravatura em Machado de Assis

Desfazer o equívoco de que Machado de Assis não se interessou pela emancipação dos negros é um dos objetivos do curso no Centro Maria Antonia da USP

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 9 de outubro o curso Machado de Assis e a abolição da escravatura no Brasil. Ministrado pelo pesquisador Pedro Coelho Fragelli, o curso, que está com inscrições abertas mesmo para quem não tem vínculo com a universidade, apresenta diversas passagens da obra de Machado de Assis que fazem referência ao processo de emancipação dos escravos no Brasil. Dividido em quatro encontros, será realizado sempre às quartas-feiras das 19 às 21 horas.

Para Fragelli, é necessário compreender o processo da abolição sob uma perspectiva crítica e refletir sobre a situação social dos negros na sociedade brasileira contemporânea. “Antes de tudo, é necessário desfazer o equívoco segundo o qual Machado de Assis não se interessou pela questão da emancipação dos escravos”, explica o autor do livro As formas da traição: Machado de Assis, o Memorial de Aires e a abolição da escravatura no Brasil.

Por meio da leitura e da discussão de trechos, o participante será convidado a apreender o ponto de vista machadiano sobre a abolição e desenvolver uma perspectiva crítica sobre o significado histórico do 13 de maio.

O investimento é de R$ 120, com desconto de 30% para estudantes, professores e servidores públicos e de 40% para idosos (acima de 60 anos) e aposentados.

Serão oferecidas 9 bolsas (2 para docentes USP, 2 para alunos USP, 2 para funcionários USP, 2 para terceira idade e/ou aposentados e 1 para outros), sendo que serão concedidas por ordem de inscrição e mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação de RG, carteirinha USP ou holerite).

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

A participação de Machado de Assis no movimento abolicionista

A questão da emancipação dos escravos nas crônicas da juventude

A abolição da escravatura nas crônicas da maturidade

A abolição da escravatura no romance machadiano

Sobre o professor

Pedro Coelho Fragelli é bacharel em Direito e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (2013) e no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP (2014-18). Ministrou cursos de extensão e de pós-graduação no IEB. É autor do livro As formas da traição: Machado de Assis, o Memorial de Aires e a abolição da escravatura no Brasil (Alameda Editorial, 2016).

Machado de Assis e a abolição da escravatura no Brasil

Onde  | Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 9 a 30 de outubro, quartas-feiras, das 19 às 21 horas