A composição feminina na era do rádio é tema de curso no MariAntonia

Participantes poderão conhecer as histórias de mulheres compositoras - cantoras e instrumentistas - e desfrutar de trechos de músicas interpretadas pela cantora Denise Mello

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 22 de agosto o curso A mulher na canção. Ministrado pela compositora e cantora Denise Mello, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 17 horas. Com 40 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/kwz até 12 de agosto. O investimento é de R$ 150.

O curso é resultado de uma pesquisa sobre a composição feminina no Brasil, que culminou com a publicação do livro A mulher na canção: a composição feminina na era do rádio, lançado este ano.

Entre os temas propostos, Denise destaca “a discussão das causas da invisibilidade e do apagamento das compositoras no cenário musical brasileiro”. O público poderá conhecer a história destas artistas – cantoras e instrumentistas – presentes no livro, e a palestrante apresentará trechos de algumas dessas músicas aos inscritos.

Estudantes, professores, servidores públicos, idosos (acima de 60 anos) e aposentados têm desconto de 50% no investimento. A disponibilidade de bolsas integrais deve ser consultada por meio do e-mail cursosma@usp.br.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação. Se houver número maior de inscritos, o sistema Apolo escolherá o participante de forma aleatória.

22 de agosto

O início da composição feminina no Brasil

29 de agosto

Compositoras do Final do Século XIX / começo do Século XX: Tia Ciata, Maria Firmina dos Reis e Chiquinha Gonzaga

A Época do Rádio – Carmen Miranda e As Rainhas do Rádio

A Época do Rádio – Compositoras com produção a partir de 1920 e 1930

A Época do Rádio – compositoras com produção a partir de 1940

A Época do Rádio – compositoras com produção a partir de 1950

Sobre a professora

Denise Mello é cantora, compositora, violonista, locutora, professora de canto popular e musicalização infantil, pesquisadora e escritora. Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP), depois de exercer a profissão durante 13 anos, passou a dedicar-se à gravação de jingles e locuções publicitárias, tornando-se membro do Clube da Voz.

Seu trabalho artístico inclui projetos como o grupo Nós e o Tom – com interpretação de canções de Tom Jobim e parceiros-, além do CD Nada que se sente é em vão com algumas canções autorais.

Pós-graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) em 2017, com o tema CompoStar: a arte de compor e cantar, Denise se dedica à pesquisa de compositoras brasileiras através do projeto A Mulher na Canção com apresentações musicais, palestras musicadas e lives, projeto que deu origem à publicação do livro A Mulher na Canção: a composição feminina na era do rádio, lançado em maio de 2022.

A mulher na canção

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP
Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 22 de agosto a 26 de setembro de 2022, segundas-feiras, das 15 às 17 horas

Quanto | R$150,00 (50% de desconto disponível para estudantes, professores e servidores públicos, para pessoas acima de 60 anos e aposentados). Consulte a disponibilidade de bolsas integrais pelo e-mail cursosma@usp.br / A reserva de vaga se dará mediante o pagamento do curso

Vagas | 40 vagas presenciais com certificado / Se houver número maior de inscritos, o sistema Apolo escolherá o participante de forma aleatória.

Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/kwz