Curso destrincha economia para não economistas

O objetivo é trazer ao público não especializado o conhecimento econômico que orienta a sociedade contemporânea, sua linguagem, perspectivas e limites.

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 3 de outubro o curso Economia para não economistas. Introdução e Fundamentos. Ministrado pela pesquisadora Ana Paula Salviatti Bonuccelli, o curso, que está com inscrições abertas mesmo para quem não tem vínculo com a universidade, apresenta as principais vertentes do pensamento e do fazer econômico – teoria do valor, Keynesianismo e monetarismo. Dividido em cinco encontros, será realizado sempre às quintas-feiras das 19 às 21 horas.

Para Bonuccelli, a economia está presente no mundo, no editorial do jornal, no trabalho, no preço das coisas, no debate econômico dos candidatos, nos rumos do país. “O curso pretende elaborar as diferentes interpretações de onde os economistas partem para entender o capitalismo e o funcionamento da economia em nossa sociedade”, explica.

Durante as aulas, serão discutidos o papel da moeda e dos bancos, da dívida público e dos juros, do sistema financeiro, das diferenças existentes nas decisões domésticas e do Estado, além de outros temas.

O investimento é de R$ 150, com desconto de 30% para estudantes, professores e servidores públicos e de 40% para idosos (acima de 60 anos) e aposentados.

Serão oferecidas 9 bolsas (2 para docentes USP, 2 para alunos USP, 2 para funcionários USP, 2 para terceira idade e/ou aposentados e 1 para outros), sendo que serão concedidas por ordem de inscrição e mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação de RG, carteirinha USP ou holerite).

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

3 de outubro

Dois eixos de exposição: i) Contextualização e apresentação geral da economia tal como ciência social aplicada e exposição das perspectivas sócio-históricas envolvidas na elaboração dos diferentes níveis de análises e correntes interpretativas. ii) Desenvolvimento dos conceitos de mercado e propriedade privada paralela a imersão do sujeito fomentado pela sociabilidade capitalista

10 de outubro

Apresentação da função do Estado para a reprodução da economia capitalista enquanto emissor da dívida pública, dos títulos públicos e da moeda. O funcionamento dos Bancos, do crédito e a criação monetária, acompanhados das concepções econômicas em torno do aparelho de Estado. O orçamento público federal brasileiro, suas fontes e destinações.

17 de outubro

A contextualização histórica do dinheiro moderno, a trajetória do dólar e da economia norte-americana, – a passagem do lastro ouro para o lastro fiduciário. Historicização do Sistema Monetário Internacional.

24 de outubro

Exposição do conceito de crise na Teoria do Valor, o desenvolvimento da economia internacional pós Bretton Woods, a operacionalização do sistema financeiro e suas crises contemporâneas.

31 de outubro

A economia brasileira vista em suas particularidades internas e no contexto internacional da economia. O papel do juro e da dívida pública, arco de apresentação: Plano Real ao debate ao endividamento público atual.

Sobre o professor

Ana Paula Salviatti Bonuccelli é historiadora, pesquisadora e professora, mestra em História Econômica pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e doutoranda pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Economia para não economistas. Introdução e fundamentos

Onde  | Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 3 a 31 de outubro, quintas-feiras, das 19 às 21 horas