Curso gratuito da USP discute impasses e desafios da arte e cultura contemporâneas

Professor Nicholas Brown, da Universidade de Illinois,abordará temas de arte e cultura contemporâneos à luz das tensões do capitalismo

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 17 de outubro o curso gratuito Autonomia depois da autonomia: Estética e Ideologia sob o declínio do Neoliberalismo (Autonomy after Autonomy: Aesthetics and Ideology in the Twilight of Neoliberalism). Ministrado em inglês sem tradução pelo professor Nicholas Brown, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o curso oferece 20 vagas. Também haverá a participação do professor convidado Emílio Sauri, da Universidade de Massachussets (EUA). As inscrições online são abertas a toda a população, mesmo sem vínculo com a USP.. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/lgl, até 7 de outubro.

O curso é dividido em oito encontros presenciais, realizados sempre de segunda a quinta-feira, das 9 às 13 horas, até 27 de outubro. Além das aulas, ocorrerão duas palestras, abertas ao público, no dia 27 de outubro, das 19 às 21 horas, e no sábado, das 11 às 16 horas, na Pinacoteca do Estado.

Realizado em inglês, sem tradução, o curso discute os impasses e desafios da arte que se produz na atualidade, em plena crise do neoliberalismo, e sob a égide de um sistema cultural global que influencia decisivamente as dimensões mais internas do trabalho de arte.

Em cada uma das aulas será analisado um tema da arte e cultura dos séculos 20 e 21, de interesse no debate contemporâneo, com foco especial nas condições de produção do trabalho de arte à luz das tensões crescentes do capitalismo contemporâneo e do complexo sistema de arte e cultura que ele condiciona.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

17 de outubro
Seminar 1: Autonomy: A Reintroduction

18 de outubro
Seminar 2: New Horizons: Carmen Herrera, Andreas Gursky, and the Age of Imperial Decay

19 de outubro
Seminar 3: Two Materialisms: Neoconcretism and the Aesthetics of Class Realignment

20 de outubro
Seminar 4: The Labor of Aesthetics: Photography, Structure, and Class

24 de outubro
Seminar 5: Roberto Schwarz and the Continuing Relevance of Georg Lukács

25 de outubro
Seminar 6: Realism and the Work of Art

26 de outubro
Seminar 7: Articulation Against Conflation: Autonomy and Objective Form

27 de outubro
Seminar 8: Kurt Weill / Caetano Veloso: Pleasure and Politics in Art

27 de outubro (noite)
Lecture: Popular music and the politics of pleasure

29 de outubro (manhã)
Lecture: Art-Historical materialism: the case of Helio Oiticica

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | De 17 a 27 de outubro de 2022, segundas a quintas-feiras, das 9 às 13 horas
Quanto | Grátis
Vagas | 20 vagas presenciais com certificado
Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/lgl

Sobre o professor

Nicholas Brown é professor na Universidade de Illinois, em Chicago, onde ensina nos departamentos de Língua Inglesa e de Estudos Afro-Americanos. Suas áreas de atuação principal são: História da Arte, Modernismo, Literatura Africana e Teoria Crítica, e seu percurso intelectual é marcado pelo foco privilegiado no reexame da tradição marxista, nos estudos hegelianos, na história da Estética, na literatura lusófona e nos estudos em música.Seu percurso intelectual revela interesse profundo e consistente pelo Brasil, a bossa nova e a música jovem produzida no âmbito do movimento tropicalista contando entre alguns de seus objetos de análise. Um dos capítulos de seu livro Utopian Generations/The Political Horizon of Twentieth Century Literature dedica todo um capítulo à análise da arte e da cultura brasileiras (Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 2005). Nessa obra, o autor examina as relações entre a literatura pós-colonial e o modernismo europeu, e o modo como tal complexo de relações se inscreve nas crises do sistema econômico global – o Brasil surge em lugar de destaque nas análises que o autor dedica aos temas da arte e da cultura. Nicholas integra o corpo editorial da revista Mediations. O docente publicou diversos textos tratando de problemas brasileiros nas áreas de arte e cultura, e contribui com certa frequência nas melhores revistas acadêmicas do país.