Curso gratuito discute a precarização do trabalho artístico nas indústrias culturais
curso viver de arte

Curso gratuito discute a precarização do trabalho artístico nas indústrias culturais

Flexibilização do mundo do trabalho artístico é colocada em foco para reflexão

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 4 de agosto o curso gratuito Viver de arte: O trabalho artístico nas Indústrias Culturais. Ministrado pelo sociólogo Ricardo Normanha, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, das 15 às 17 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/oe7 até 28 de julho. 

O curso pretende caracterizar o universo do trabalho artístico nas indústrias culturais e apresentar um conjunto de reflexões na tentativa de contribuir para o debate teórico e prático acerca do trabalho artístico, no bojo dos debates sobre políticas públicas culturais e do trabalho, em suas articulações fundamentais. Segundo Normanha, “a arte que, por muito tempo, cultivou uma oposição radical em relação ao mercado, aparece exatamente como precursora na experimentação da flexibilidade e calcado na política cultural neoliberal. Quaisquer que sejam as especificidades das práticas artísticas, elas não constituem uma exceção ao mundo trabalho”. 

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

4 de agosto
Introdução aos Estudos do Trabalho Artístico

11 de agosto
O trabalho artístico no advento da modernidade 

18 de agosto
As indústrias culturais e a arte como mercadoria

25 de agosto
Viver de arte: as configurações do trabalho artístico na contemporaneidade

Sobre o professor
Ricardo Normanha é bacharel e doutor em ciências sociais e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp. É colaborador do grupo de pesquisa em Diferenciação Sociocultural (Gepedisc) do departamento de Ciências Sociais na Educação da Unicamp, vinculado à linha de pesquisa Trabalho e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, relações de trabalho no campo artístico, relações sociais de sexo (gênero), produção cinematográfica, políticas públicas e formação profissional.

Serviço

Viver de arte: O trabalho artístico nas Indústrias Culturais

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 4 a 25 de agosto de 2023, sextas-feiras das 15 às 17 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/oe7 (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)