Arte e sociedade na pintura e fotografia são tema de curso gratuito

Participantes poderão refletir sobre as relações entre produção artística e experiência societária de Paris do século XIX a São Paulo metrópole global

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 11 de outubro o curso gratuito Pintura, fotografia e representação do espaço urbano. Ministrado pelo pesquisador Marcos Fabris, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 14 às 16 horas. Com 40 vagas, as inscrições online são abertas a toda a população, mesmo sem vínculo com a USP. O acesso é pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/lax, até 7 de outubro.

O curso apresentará quatro momentos emblemáticos da História da Arte e da Fotografia diretamente ligados à representação das grandes metrópoles, discutindo as diversas maneiras de construção e representação da realidade em seus contextos artísticos e históricos de produção. Segundo Fabris, “pretendo municiar o participante com práticas e aparatos reflexivos para apreciação das questões suscitadas pelo curso, que buscará estabelecer relações entre produção artística e experiência societária”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

11 de outubro

Paris, capital do século XIX: como introdução ao curso, investigação da representação da cidade de Paris na pintura impressionista e seus paralelos com a produção fotográfica do período, avaliando como os novos procedimentos artísticos utilizados revelam aspectos da experiência societária naquelas coordenadas espaço-temporais.

18 de outubro

Nova York e a experiência moderna: apresentação da produção artística da chamada “cena americana” para, em seguida, contrastá-la com a produção foto-jornalística dos anos 30, estabelecendo paralelos entre ambas para compreender como se posicionam frente às dificuldades sociais e políticas na América pós-crise de 1929.

25 de outubro

Berlim contra o nazi-fascismo: exame da obra do fotomontador dadaísta John Heartfield que ressignifica as práticas convencionais da fotografia para tecer uma crítica incisiva à ascensão e consolidação do fascismo na Berlim dos anos 30. Pretende-se comparar a superioridade artística de sua obra com aquelas que fazem a apologia do sistema em crescente evolução – notadamente a produção cinematográfica de Leni Riefenstahl.

1° de novembro

São Paulo, metrópole global: a cidade de São Paulo como paradigma das grandes metrópoles globais a partir das fotografias de Sebastião Salgado. A investigação dos aspectos formais das imagens analisadas almejam compreender o escopo da crítica contida na obra do fotógrafo, um ícone internacional do fotojornalismo.

Sobre o professor

Marcos Fabris é doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), na FFLCH e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É crítico de arte afiliado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

Pintura, fotografia e representação do espaço urbano

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.

Quando | De 11 de outubro a 1º de novembro de 2022, terças-feiras, das 14 às 16 horas

Quanto | Grátis

Vagas | 40 vagas presenciais com certificado