Curso resgata memória dos presos políticos na ditadura civil-militar brasileira

Curso resgata memória dos presos políticos na ditadura civil-militar brasileira

Os participantes poderão ampliar seu conhecimento sobre a ditadura e seu legado, bem como refletir sobre a defesa dos direitos humanos e da democracia no país

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 9 de novembro o curso gratuito Memórias dos cárceres da ditadura militar: testemunhos dos presos políticos no Brasil. Ministrado pela historiadora Janaína de Almeida Teles, é dividido em cinco encontros presenciais, sempre às quintas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/p3d até 27 de outubro. 

O curso procura refletir de maneira crítica sobre a história da ditadura militar e seu legado; sobre as dimensões políticas, sociais e culturais da repressão ditatorial; sobre a resistência à ditadura, sobretudo, a empreendida pelos presos políticos, e debater a respeito do trauma histórico e das disputas pelas memórias da ditadura. Também será possível pensar sobre o Brasil atual a partir da perspectiva dos processos históricos do passado, bem como sobre a história da defesa dos direitos humanos e da democracia no país.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

9 de novembro

O golpe de 1964 e a organização do sistema repressivo da ditadura militar

16 de novembro

A resistência e o cotidiano nos cárceres da ditadura

23 de novembro

A Justiça Militar e as denúncias de graves violações de direitos humanos

30 de novembro

A campanha pela “anistia ampla, geral e irrestrita” e a redemocratização

7 de dezembro

Ditadura, trauma histórico e as disputas pelas memórias do passado recente

Sobre a professora
Docente de História do Brasil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do curso de especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais do CAAF/Unifesp. Historiadora (USP), possui pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2016-2017), pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado pela mesma universidade, e especialização em arquivologia. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Ditadura e autoritarismo: memória, legado e justiça, é pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA-USP e secretária-geral do Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado (IEVE), entre outras atividades. 

Serviço

Memórias dos cárceres da ditadura militar: testemunhos dos presos políticos no Brasil

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 9 de novembro a 7 de dezembro de 2023, quintas-feiras das 15 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo e.usp.br/p3d (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)