Curso utiliza iconografias da arte para abordar interação na cidade

Curso utiliza iconografias da arte para abordar interação na cidade

Percurso procura sensibilizar os participantes para os diferentes corpos que habitam a cidade por meio das imagens

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 8 de março o curso gratuito Iconografias sócio-técnicas do corpo urbano. Ministrado pelo arquiteto André Leirner, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. Com 50 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/n40 até 24 de fevereiro. 

O curso tem o intuito de investigar as diferentes percepções de subjetividade tecno-social utilizando as iconografias da arte e da cidade na história. Diferentes corpos habitam o espaço urbano. Segundo Leirner, a partir dessas pontes sensoriais, “esperamos sensibilizar os participantes para novas relações operantes entre sujeitos, corpos e tecnologia na cidade contemporânea”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

 

Programação

8 de março
O corpo clássico: a cidade ordenada

15 de março
O corpo profano: a cidade irreconhecível

22 de março
O corpo maquínico: a cidade das pessoas e máquinas

29 de março
Cyborgs: a cidade poli-humana

5 de abril
Polimórficos, não-humanos e deep-fakes: a cidade pós-humana 

12 de abril
Data bodies: examinando o corpo de uma cidade inteligente

Sobre o professor

Arquiteto formado pela USP, possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Architectural Association de Londres e em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Trabalhou como consultor em tecnologia para agências multilaterais e como coordenador em projetos de engenharia, arquitetura, planejamento regional e tecnologia. É ganhador do prêmio Alex Stanhope Prize em Arquitetura pela Architectural Association de Londres, e do prêmio IF Design Awards, com a empresa Caiena Informática, em inovação de serviços públicos pela Federação Alemã da Indústria. Realizou pesquisa no Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) com tecnologia e participação, foi professor visitante na Escola da Cidade e membro do grupo de trabalho governança e participação comunitária do INSPER/ARQ.FUTURO. Foi pesquisador no centro de excelência em software livre CCSL do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e palestrante no INCT Intercity – Future Internet for Smart Cities. Desde 2017 desenvolve tecnologia para resiliência comunitária e corporativa (priorize.net). 

 

Serviço

Iconografias sócio-técnicas do corpo urbano

Onde  |  Centro Maria Antonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 8 de março a 12 de abril de 2023, quartas-feiras, das 19 às 21 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 50 vagas presenciais com certificado  

Inscrições | pelo sistema Apolo http://e.usp.br/n40