Encontros NauCine: São Palco – Cidade Afropolitana

Encontros NauCine: São Palco – Cidade Afropolitana

O Centro MariAntonia da USP promove, em parceria com o grupo de estudos do Núcleo de Antropologia Urbana (NauCidades) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, os encontros NauCine, com a exibição de filmes e seguido de debate com realizadores, pesquisadores e professores.

A parceria entre o MA e o grupo de estudos tem o objetivo de exibir produções audiovisuais, independentes ou não, que atrevessem temáticas urbanas e fomentem uma diversidade de reflexões e discussões a serem feitas com os pesquisadores do grupo e com o público interessado. Os encontros serão mensais.

Acompanhe a programação do 1º semestre

28 de março a partir das 16 horas

Quando as Luzes das marquises se apagam, de Renato Brandão / documentário
Sinopse: Com imagens de arquivo e depoimentos de antigos espectadores, o documentário reconta a história das salas de cinema que se localizavam nas avenidas São João e Ipiranga e em suas imediações, no centro de São Paulo. Conhecida como “Cinelândia Paulistana”, essa região experimentou seu auge na década de 1950, chegando a ter mais de 15 cinemas em pleno funcionamento, entre os quais os cines Art-Palácio, Metro, Ipiranga, Marabá, Marrocos, República, Olido e Paissandú.
Duração: 01´26´´

Pedra sobre Pedra,de Coletivo Flanantes / curta-metragem
Sinopse: documentário que discorre sobre as motivações e propósitos da edificação do Memorial do Skate no Vale Do Anhangabaú (SP).
Duração: 00`21“

25 de abril – 16h30 (apresentação dos convidados) e 17 horas (início do filme) – exibição seguida de debate com diretores, pesquisadores e convidados

São Palco – Cidade Afropolitana, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Sinopse:
 O que artistas africanos que chegam ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia? São Paulo é palco de uma diáspora criativa que constrói um presente afropolitano em diálogo com um país marcado por aberturas, contradições e tensões.
Duração: 72´

Serviço

São Palco – Cidade Afropolitana, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji

Apresentação dos diretores às 16h30
Exibição do filme às 17 horas, seguida de debate

Centro MariAntonia da USP – Sala Carlos Reichembach
Endereço | Rua Maria Antônia 294
Lotação | 64 lugares
Quanto | Entrada gratuita