Na quinta, 7 de novembro, às 19 horas, o MariAntonia, em parceria com a Videocamp, apresenta os documentários “Mucamas” (2015, 16´), dirigido pelo coletivo “Nós, Madalenas” e “Haroldo Costa – o nosso orfeu” (2015, 27´), de Silvio Tendler, em comemoração ao mês da consciência negra.
As exibições são gratuitas e acontecem sempre na sala de cinema Carlos Reichenbach, no edifício Rui Barbosa.
A sessão será seguida de bate-papo. Participe!
Sinopse “Mucamas”:
O documentário conta a história da vida de mulheres que são ou já foram empregadas domésticas, escancarando suas lutas e desigualdades. Ao centro, o enraizado pensamento da casa-grande sob a Senzala e o discurso do ‘trabalho e desenvolvimento’ que garante a manutenção da lógica serviçal, de herança claramente escravocrata: preconceitos, classismos, distâncias, muros, pontes, remuneração, relações de poder, patroas, empregadas. Narrada pelas trabalhadoras, a direção do filme é das próprias filhas, e por isso propõe também uma importante reflexão sobre representatividade e a construção de narrativas populares. Pela soberania audiovisual em todas as periferias! Pela democratização dos meios de comunicação.
Sinopse “Haroldo Costa – o nosso orfeu”:
Haroldo Costa é um personagem fundamental e precioso na valorização da cultura negra e da cultura brasileira. Como artista, transitou em diversas áreas culturais sem jamais esquecer sua origem. Iniciou a vida como ator no Teatro Experimental do Negro e teve papel importante em espetáculos históricos como O Auto da Compadecida e Orfeu da Conceição. Sua carreira artístico-cultural é vasta; é produtor, escritor e grande difusor da arte de nossa gente. Haroldo Costa tem papel expressivo na difusão de shows de folclores em diversos países do mundo. Seu vasto currículo atesta uma importante figura que incansavelmente busca o resgate e a preservação da nossa cultura.