Na terça, 8 de novembro, a partir das 19 horas, o cineasta Renato Tapajós lança uma nova edição de seu livro “Em câmara lenta” pela editora Carambaia no Centro MariAntonia da USP.
Durante o lançamento, haverá uma conversa entre Tapajós e o sociólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas, Mário Medeiros, mediada pela professora do Insper Bianca Tavolari.
O livro
O livro, originalmente lançado em 1977, foi escrito no calor da hora da luta armada, no período em que Tapajós encontrava-se no presídio Tiradentes, cumprindo pena pelo envolvimento em ações de resistência à ditadura militar.
O romance contém uma entrevista exclusiva do autor, pósfacio de Jayme Costa Pinto e o parecer de Antonio Cândido – usado nos trâmites do processo e o relatório da seção de análise e inteligência do Exército, que tenta simular uma crítica literária para chegar à conclusão de que o livro é subversivo.
Sobre o autor
Renato Tapajós nasceu em 1943 em Belém do Pará e hoje está radicado em Campinas (SP). No início dos anos 1960 mudou-se para São Paulo com o objetivo de estudar engenharia. Posteriormente, cursou ciências sociais e, na mesma época, começou a trabalhar com cinema, lançando os filmes Universidade em crise (1966), Um por cento (1967) e Vila da Barca (1968), vencedor do Festival de Documentários de Leipzig, na então Alemanha Oriental.
Tapajós envolveu-se na resistência à ditadura militar, militando no grupo maoísta Ala Vermelha, uma dissidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi preso em 1969 e ficou detido até 1974. Durante a detenção, escreveu Em câmara lenta. O autor embalava trechos do romance em pacotes minúsculos que eram levados para fora da cadeia pelos pais do autor. Quando o livro foi publicado, Tapajós foi preso mais uma vez.
Em 1982, Tapajós realizou o documentário Linha de montagem, sobre as greves dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP). As lutas populares e a defesa dos direitos humanos sempre estiveram no centro da produção documental de Tapajós, que conta com trinta filmes, entre eles o premiado Em nome da segurança nacional (1984), O rosto no espelho (2009) e A esquerda em transe (2018). Ao longo da carreira, Tapajós publicou também novelas voltadas para o público jovem: Carapintada (1994), A infância acabou (1996), Queda livre (1998), Por um pedaço de terra (2000) e Rádio Muda (2003). Em câmara lenta foi seu único romance.
Serviço
Lançamento da nova edição do livro “Em câmara lenta” de Renato Tapajós, seguido de conversa com o sociólgo Mário Medeiros
Quando | terça-feira, 9 de novembro, das 19 às 21 horas
Onde | Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa – salão nobre
Obrigatória apresentação de carteira de vacinação contra covid-19
Lotação | 84 lugares
Quanto | Grátis