Lançamento do livro “Estação Paraíso”

No dia 23 de junho, às 19 horas, o Centro MariAntonia da USP promove, em parceria com a editora Expressão Popular e a Fundação Perseu Abramo, o lançamento da 2ª edição do livro de poemas Estação Paraíso, do jornalista e militante Alipio Freire.

Durante o lançamento, haverá a mesa de debate Estação Paraíso: poema-testemunho, com participação da ensaísta Walnice Nogueira Galvão, do pesquisador em literatura Edilson Dias de Moura e do professor Filipe Augusto Peres. A mediação será feita pelo professor e poeta Jonathan Constantino.

Morto pela covid-19 em 22 de abril de 2021, Alipio deixou como legado uma longa história de luta pelos direitos humanos, pela memória e pelas artes, além de três obras póstumas, atualmente também em edição.

Estação Paraíso foi escrito em homenagem a Aurora Maria Nascimento Furtado, a “Lola”, como era conhecida pelos companheiros que junto a ela lutaram contra a ditadura civil-militar. Assassinada pelo regime no dia seguinte à sua prisão, após tortura abominável, Aurora é lembrada por Alipio como símbolo de resistência e renascimento de toda uma geração após décadas de um regime autoritário, corrupto e
assassino. Os poemas, alguns divididos em cantos, revisitam o gênero épico – escolha muito original em relação às narrativas testemunhais referentes ao período da ditadura – e dialogam com poetas e referências modernas.

A obra, com apresentação de Luiz Alberto Sanz e Jorge de Almeida, foi lançada pela primeira vez em 13 de dezembro de 2007 pela Editora Expressão Popular, em São Paulo, e agora ganha segunda edição a partir da parceria entre a mesma editora e a Fundação Perseu Abramo. De acordo com o coletivo de literatura do Instituto Estação Paraíso – fundado por familiares e amigos para divulgar e difundir a obra e as frentes
de luta encampadas por Alipio Freire –, a nova edição manterá todas as escolhas feitas pelo autor à época da primeira edição: desde os textos de apoio até o projeto gráfico, também idealizado por ele.

Lançamento do livro “Estação Paraíso” de Alipio Freire

Onde  |  Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do metrô.
Quando | 23 de junho às 19 horas
Quanto | Grátis