Literatura da região da Luz é tema de curso no Maria Antonia

Relatos e entrevistas serão utilizados para trabalhar a escuta na cidade, a produção partilhada do conhecimento, o conceito de literatura menor e a relação escritor, leitor e comunidade

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 11 de outubro o curso gratuito Literatura e comunidade: a escuta e a palavra no território da Luz. Ministrado pelo pesquisador Marcelo Carnevale, o curso, que está com inscrições abertas mesmo para quem não tem vínculo com a universidade, pretende refletir sobre a escrita marcada pelas experiências na cidade, tendo como ponto de partida a diversidade na região central da Luz, em São Paulo. Dividido em quatro encontros, será realizado sempre às terças-feiras 18 às 21 horas. As inscrições acontecem pelo sistema Apolo da USP no link http://e.usp.br/llg, até 7 de outubro.

Segundo Carnevale, a proposta do curso é olhar a literatura como experiência de partilha. “Nossos encontros permitirão o diálogo com autores que privilegiam uma escrita que se dá pela presença no lugar e que se utiliza da escuta, da memória e do saber oral para desenhar paisagens sociais”, enfatiza.

Por meio da aproximação de um certo tipo de literatura que dá ênfase aos relatos, entrevistas e resgates para reinventar fatos históricos, o participante será convidado a trabalhar em quatro diferentes perspectivas: a escuta da cidade, a produção partilhada do conhecimento, o conceito de literatura menor e a relação escritor, leitor e comunidade.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

A escuta da cidade na região da Luz

Introdução à produção partilhada do conhecimento

O conceito de literatura menor

1º de novembro

O escritor, o leitor e a comunidade

Sobre o professor

Marcelo Carnevale é doutorando no programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, onde desenvolve pesquisa sobre mediação comunitária e formação de redes de inclusão social. Coautor das disciplinas de pós-graduação do Diversitas, na região da Luz: O lugar da memórias, O lugar das redes e O lugar das performances: produção partilhada do conhecimento. É mestre em literatura e trabalha com comunicação social.

Literatura e comunidade: a escuta e a palavra no território da Luz

Onde  | Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando | De 11 de outubro a 1º de novembro, terças-feiras, das 18 às 21 horas