Pesquisadora uruguaia apresenta livro sobre cinema experimental do Cone Sul

Na sexta-feira, 26 de abril, a partir das 15 horas, o Centro MariAntonia retoma, em 2024, sua parceria com o grupo de História da experimentação no cinema e na crítica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com o cine-debate, trazendo Ángela López Ruiz, artista visual, curadora e professora universitária uruguaia. O evento é aberto e tem entrada gratuita.

A professora apresentará seu livro Poéticas del cine experimental en el Cono Sur (1952-1958) (1961-1967), resultado de uma longa investigação realizada em conjunto com o Laboratorio de Cine de la Fundación de Arte Contemporáneo. A obra concentra-se nos projetos de políticas culturais que marcaram os eventos relacionados ao cinema experimental no Cone Sul, assim como também nas distintas correntes estéticas que atravessaram esta prática artística.

Os comentários serão dos pesquisadores Marina da Costa Campos e Rafael Castanheira Parrode, com mediação do professor da ECA, Rubens Machado Jr.

A palestra será dividida em duas partes. O primeiro segmento abordará a década de 1950, onde se
inicia a consolidação do cinema independente em nosso continente, movimento que logo deu lugar ao que
conhecemos como Nuevo Cine Latinoamericano. Serão apresentados manifestos, eventos e fragmentos de
filmes fundacionais que foram mencionados como experimentais pelas edições do Festival Internacional de Cine Documental y Experimental SODRE (Uruguai) e pelo grupo Cine Experimental de la Universidad de Chile.

Serão exibidos também uma sequência de curtas-metragens de Lidia García Millán (Uruguai) e Irena
Dodal (Argentina). Na segunda parte, Ángela discutirá a relação entre as práticas performáticas e o cinema
experimental, concentrando-se nos acontecimentos artísticos ligados ao Instituto Di Tella e as reverberações que eles tiveram nos circuitos artísticos da região. Neste momento serão exibidos os trabalhos de Marie Louise Alemann, Narcisa Hirsch, Teresa Trujillo e outras cineastas experimentalistas da época.

Apresentação do livro Poéticas del cine experimental en el Cono Sur (1952-1958) (1961-1967), de Ángela López Ruiz + exibição de curtas

Data  |  26 de abril às 15 horas

Centro MariAntonia da USP – Sala Carlos Reichembach