MariAntonia em casa

MariAntonia em casa

Nesse tempo de quarentena, sem encontros presenciais, de cuidados consigo e com o próximo,, o Centro MariAntonia publicará uma série de conteúdos digitais, que ficarão hospedados nas redes sociais. Acompanhe aqui todos os conteúdos e bom proveito!

Literatura

Convidamos você a nos contar o que você está lendo agora. Grave um vídeo com até 3 minutos de duração, lendo um pequeno trecho do livro, e envie para imprensama@usp.br. Pode ser pelo celular mesmo. Não se esqueça de citar o titulo e o autor! O que você está lendo agora?

Acompanhe nosso conteúdo em casa!


Semana de 11 a 15 de maio de 2020

Conferências breves, com a professora Mary Gasalla do Instituto de Oceanografia (IO) da USP

O Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta o programa “Conferências breves”, cujo objetivo é trazer pesquisadores de ponta em diferentes áreas do conhecimento para falar de seu campo e de suas pesquisas para um público a partir de 12 anos de idade.

O programa é inspirado nos programas de rádio do filósofo alemão Walter Benjamin destinados ao público jovem.

Em 2019, convidamos a professora Mary Gasalla do Instituto de Oceanografia (IO) da USP que falou sobre o tema “Nosso pulmão azul está sem fôlego? Oceanos, mudanças climáticas e as comunidades costeiras dependentes do mar”.

https://youtu.be/9vjL7PExjsc


“O que você está lendo agora?” – Adriano Maneo lê “A máquina parou”, de Edward. M. Forster

Na quarentena para combate ao coronavírus, o Centro Universitário Maria Antonia convida o público a ler trechos de livros, que julguem interessantes, e a dar dicas para os leitores.

O jornalista Adriano Maneo escolheu o livro “A máquina parou”, de Edward Morgan Forster, para ler um trecho para os internautas.

https://youtu.be/1GhFmfpWSpg


Aula 7 – Curso “A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria”

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realizou em setembro de 2019 o curso gratuito “A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria”. 

Ministrado pela professora Fabiana Kneubil, foi dividido em quatro encontros presenciais.

Esta é a sétima aula do curso com o tema “O absoluto na relatividade, intervalos relativísticos, quadri-dimensão, quadri-distância e quadri-matemática”. O curso completo tem oito aulas gravadas.

https://youtu.be/fQPOHikfdBU


“Imagens (d)escritas”, do coletivo SensoLab (Colômbia)

O Sensolab, da Colômbia, é um dos coletivos internacionais convidados para a exposição “Arquivos órfãos” programada pelo Centro Universitário Maria Antonia, para o segundo semestre de 2020.

O vídeo do coletivo “Imagens (d)escritas” é um trabalho que surgiu como um desdobramento e uma experimentação em imagens do entrecruzamento de dois arquivos anônimos: um das petições feitas pela comunidade LGBTI de Bogotá para Maria Salomé, patrona dessa comunidade que tem um túmulo no Cemitério Central de Bogotá, e algumas cartas e testemunhas de indígenas e exploradores que falaram sobre a exploração da borracha na Amazônia colombiana.

https://youtu.be/AodW4HOJD2Q


Filme “Menino 23 – Infâncias perdidas do Brasil” (parceria com a Videocamp)

O Centro Universitário Maria Antonia e o Videoamp tem uma parceria desde 2019.

Para celebrar esta parceria, e ajudar a todos neste período difícil e incerto de isolamento social, o Centro Maria Antonia fará indicações de filmes, disponíveis na plataforma do Videocamp, que educam, alentam e mobilizam nossos corações para transformar a sociedade.

A indicação desta semana é o documentário “Menino 23 – Infâncias perdidas do Brasil” (2016 – 79 minutos), de Belisário França, que acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde foram encontrados tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo.

Nesta fazenda, os meninos passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista.

Nesta semana em que se completaram 132 da abolição da escravidão no Brasil, no dia 13 de maio, lembramos que ainda existem pessoas escravizadas e exploradas no país, seja por sua cor, gênero ou condição social.

O filme está disponível até 24 de maio. Uma ótima dica para quem quiser conhecer um pouco mais de nossa história.

Para assistir, basta se inscrever na plataforma e clicar. É gratuito!

#emcasa #quarentena #mariantoniausp #videocamp #cinema

Bom filme!

https://www.videocamp.com/pt/campaigns/quarentena-giros-menino23/player